03 de Dezembro de 2020

Entidades promovem eventos para marcar o Dia da Consciência Negra

Foto:Reprodução

No contexto da pandemia, entidades promovem eventos para marcar o Dia nacional da Consciência Negra festejado, nesta sexta-feira, 20, com foco em uma reflexão sobre o tema.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o grupo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e a da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (Acbeu) realiza programações especiais. A Apae programou apresentações artísticas, palestras, debates e diversas outras ações para o seu público. A transmissão vai ocorrer a partir das 15h no canal do YouTube da Apae.

“A maior parte dos nossos assistidos e familiares são negros e, assim, se faz necessário que as atividades e reflexões relacionadas às questões ético-raciais sejam intensificadas”, comentou Márcia Rocha, gestora de assistência social da Apae Salvador.

A exposição fotográfica Soterocores, ação da CCR Metrô Bahia, celebra o Dia da Consciência Negra. A mostra reúne registros de 11 artistas nas estações Lapa e Pirajá. Esse conteúdo ficará em cartaz até o dia 30 de novembro, nas estações de metrô da Lapa e Pirajá, em Salvador.

Outra instituição que promove suas homenagens e celebrações a este dia foi o Salvador Shopping, que cedeu espaço para uma ação digital e uma exposição de obras que transmitem a luta da comunidade negra. Até o dia 29 de novembro, é possível conferir próximo à Studio Z (piso L1) algumas imagens alusivas aos “222 anos da Revolta dos Búzios na Bahia”.

Já nas redes sociais do Salvador Shopping, na página do Facebook e perfil no Instagram, os usuários vão conferir vídeos sobre a luta e história do povo negro, mostrando a importância do dia 20 de novembro, através dos depoimentos de personalidades baianas como  João Jorge (diretor do Bloco Afro Olodum), Paulo Rogério (co-fundador do Vale do Dendê, colunista da Exame e escritor), Rita Batista (jornalista e influencer) e Maíra Azevedo, conhecida nacionalmente como Tia Má.

Para celebrar a data, a Cipó Comunicações traz o festival virtual que promove a vida da juventude negra. Para arrecadar ainda mais doações para o 'Natal Sem Fome' e celebrar o Dia da Consciência Negra, a 'Ação da Cidadania' e o rapper Emicida promovem uma live especial, nesta sexta, às 20h, com transmissão pelo canal do Youtube do cantor.

Já a Sepromi promoveu nesta sexta-feira, às 10h, a live com a participação do Ilê Aiyê. A transmissão pode ser conferida no canal do Youtube.

“Traz essa memória, a referência dessa caminhada, dessa história, do lema, de tudo que ao longo desses anos tem representado essa luta”, informou a secretária Fabya Reis. O presidente do bloco afro, Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, acredita que a situação precisa melhorar mais. “A gente nunca acha que está bom, a gente sempre quer mais. Nós queremos igualdade, liberdade e respeito”.

Fonte: A tarde

Whatsapp

Galeria

Barcelona finaliza contratação de Neymar, diz TV
Imagens de 'close' inédito da Grande Mancha Vermelha de Júpiter
FOTOS HISTÓRICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA VIU
Ver todas as galerias

Artigos