06 de Fevereiro de 2023

Prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo lança candidatura à presidência da UPB

Reeleito por aclamação presidente do Consórcio de Infraestrutura do Território do Recôncavo, na manhã desta terça-feira (6), o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), declarou que é pré-candidato à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Ao apresentar um projeto de renovação para a UPB, Thiancle elencou três propostas principais que pretende implementar: limitar o gasto com pessoal, que atualmente corresponde a 79% das despesas (enquanto nas prefeituras o limite é de 54%); instituir um fundo de mobilização para custear ações de informação e conscientização sobre as causas da luta municipalista; e criar, em parceria com o novo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a Sala do Prefeito, que poderá, inclusive, funcionar na sede da UPB e terá como função coordenar o relacionamento entre os prefeitos e as secretarias, auxiliando no andamento das demandas municipais. Ele defendeu também a interação entre a UPB e os consórcios públicos, através da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FecBahia).

“Precisamos nos organizar para ter recursos e não ficar esperando apenas a mobilização das nossas causas junto à CNM [Confederação Nacional dos Municípios]. A UPB deve gerir melhor a receita da entidade para que não dependa tanto da CNM para se mobilizar. Para isso, além de limitar o gasto com pessoal, iremos rever contratos, custos com fornecedores e demais despesas”, afirmou Thiancle. 

“A UPB precisa de renovação e ser mais eficiente e assertiva na cooperação com os prefeitos. Precisamos trabalhar por soluções que tenham efeito prático  na gestão pública e na vida das pessoas”, reforçou Thiancle, ao destacar que vai construir uma nova UPB ao lado dos prefeitos. 

Base governista em busca de consenso
Thiancle declarou também que mantém diálogo aberto com prefeitos que colocaram o nome na disputa pela UPB, como Júlio Pinheiro (PT), de Amargosa, Moreirinha (PSD), de Itapicuru, Reinaldinho (PSD), de Iuiu, Caca (PT), de Miguel Calmon, Marcelo (PL), de Cocos, e Marcão (PP), de Santana, mas fez  ressalvas ao prefeito Quinho (PSD), de Belo Campo. 

Ainda sobre as tratativas para chegar a um consenso, Thiancle acrescentou que dentre os possíveis candidatos, o único que não se mostrou disponível ao diálogo foi o prefeito Quinho, pelo fato de ser o candidato da atual gestão.  

“Estou conversando com os outros candidatos sobre a escolha de um nome de consenso. Todos nós sabemos que Quinho é uma boa pessoa, mas ele é o candidato da atual gestão e isso impede que ele tenha a independência necessária para fazer as mudanças que a UPB precisa, principalmente na gestão dos seus recursos financeiros para garantir mais eficiência e serviços para os prefeitos.”, ponderou. 

Nas eleições deste ano o gestor de Castro Alves caminhou ao lado do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), tendo inclusive ajudado o petista a obter 66,68% dos votos na cidade, sendo este o maior percentual em todo o Recôncavo. Além da aliança com Jerônimo, o prefeito de Castro Alves reúne credenciais para ser o nome de consenso do grupo em função da boa relação que ele mantém com o senador eleito Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, com o governador Rui Costa (PT), com o senador Jaques Wagner (PT) e com o vice-governador eleito Geraldo Jr.  (MDB). 

Sobre Thiancle Araújo
Natural de Castro Alves, Thiancle da Silva Araújo tem 41 anos e é advogado formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. É especialista em Direito Eleitoral e, antes de ter sido eleito prefeito da sua cidade natal, acumulou larga experiência na advocacia administrativa. O resultado do seu trabalho lhe rendeu duas premiações como prefeito empreendedor. 

Filiado ao PSD, foi  reeleito em 2020 com 73% dos votos. É presidente do Consórcio do Recôncavo e vice-presidente da Fecbahia

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos