25 de Abril de 2024

Lewandowski defende regulação global das redes sociais: “necessidade urgente”

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (3) que os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro em Brasília unificaram o país. Lewandowski fez a declaração em conversa com jornalistas, logo após sua participação em uma conferência promovida pela Lide Brasil, que acontece em Lisboa, Portugal.

“Eu avalio a situação do país de forma muito otimista. Eu penso que os atos terríveis, sérios, o episódio sombrio de 8 de janeiro, na verdade, unificou o país, após a destruição das sedes dos Três Poderes. O que nós vimos foi uma união dos brasileiros, uma união dos Poderes, dos governadores, em torno da democracia e da própria governabilidade”, afirmou.

Questionado sobre o suposto plano de golpe relatado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), o ministro afirmou que caso a denúncia do parlamentar seja confirmada, será um fato muito grave que deve ser apurado e terá consequências muito sérias.

Ao responder pergunta sobre uma declaração do ministro Alexandre de Moraes, que no mesmo evento defendeu uma regulação das redes sociais para evitar que novos atos de vandalismo, como vistos em Brasília, aconteçam novamente, Lewandowski afirmou que a discussão é necessária e urgente.

“Eu penso que essa é uma necessidade urgente. Nós precisamos regulamentar as redes sociais, sobretudo para que não sejam disseminadas mensagens de ódio, de preconceito e também as fake news, que são extremamente perniciosas. Mas eu estou convencido de que, embora seja importante que os distintos países ou estados soberanos editem legislações nesse sentido, é preciso que haja uma regulação internacional”, afirmou.

Eleições democráticas no país

Lewandowski disse ainda que as eleições para a presidência do Senado e da Câmara aconteceram de maneira democrática e que tanto o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) são políticos experientes e que esse é mais um passo para a consolidação da democracia em nosso país.

"Eu também vejo com muito otimismo a maneira democrática como se desenrolou a eleição dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Foi uma eleição absolutamente pacífica. Os dois eleitos são muito experientes, estão preparados e têm um discurso de diálogo com os demais Poderes. A eleição dessas duas lideranças é mais um passo para a consolidação da nossa democracia que foi seriamente ameaçada pelos últimos acontecimentos”, disse.

Os discursos dos ministros do STF são semelhantes com as declarações do presidente Lula (PT), que ontem afirmou em entrevista que pretende discutir com o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, uma regulação global das redes sociais.

 

Informações da Gazeta do Povo / Foto: Nelson Jr./STF

 
Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos