14 de Dezembro de 2018

Erupção de Vulcão de Fogo na Guatemala deixou 192 desaparecidos

A erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, há dois dias, deixou 192 desaparecidos, além dos 73 mortos já registrados, informou nesta terça-feira a Defesa Civil.

 

A erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, há dois dias, deixou 192 desaparecidos, além dos 73 mortos já registrados, informou nesta terça-feira a Defesa Civil.

— Já temos nomes e localidades onde há pessoas desaparecidas e um número: 192 — disse em entrevista coletiva o secretário da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), Sergio Cabañas.

No domingo, o Vulcão de Fogo, 3.763 metros de altura, 35 km ao sudoeste da capital, registrou uma potente erupção. Na manhã de segunda-feira, houve uma segunda erupção e um terremoto, o que levou à suspensão das buscas e à retirada de mais moradores do vilarejo de El Rodeo, nas encostas do vulcão. À medida que as equipes alcançam localidades antes isoladas, encontram um cenário desolador.

— As casas se transformaram em fornos e a aldeia virou um crematório. Não há sobreviventes — disse o bombeiro voluntário Francisco Flores, em San Miguel Los Lotes, ao jornal "The Guardian".

 

De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Ciências Forenses (Inacif), Fanuel Garcia, as vítimas morreram principalmente devido à avalanche de lodo e cinzas que destruiu várias comunidades. Até o momento, 17 mortos foram identificados.

— Vamos seguir até encontrarmos a última vítima, embora não saibamos o números extao. Vamos revisar a região quantas vezes for necessário — afirmou o diretor da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), Sergio Cabañas.

A erupção deixou ainda 46 feridos, mais de 1,7 milhão de afetados, 3.271 pessoas retiradas de suas casas e 1.887 levadas para abrigos nos departamentos de Escuintla (Sul) e Sacatepéquez (Oeste), que ao lado de Chimaltenango (Oeste) são os mais afetados pela erupção.

 

 

Fonte: G1

 

Whatsapp

Galeria

Imagens de 'close' inédito da Grande Mancha Vermelha de Júpiter
FOTOS HISTÓRICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA VIU
Apresentações e treinos no Vitória
Ver todas as galerias

Artigos