23 de Setembro de 2019

Projeto 'Bombeiro Amigo do Peito' recolhe e distribui leite materno para bebês em maternidade

Foto: Rodrigo Tardio

O projeto ‘Bombeiros Amigos do Peito’ recolhe doações de potes cheios de leite materno e distribui para as maternidades Iperba - Instituto de Perinatalogia da Bahia - e Climério de Oliveira, ambas em Salvador. Com dez coletas diárias, o leite é direcionado a crianças prematuras ou com algum problema de saúde que, por algum motivo, não podem ser amamentados pelas próprias mães.

Estiveram presentes no estúdio da Baiana FM, durante o programa Baiana no Ar, a subtenente BM Joice Gonçalves, a subtenente BM Eneida Cachoeira e o sargento BM Ueslei Carvalho. 

De acordo com a subtenente BM Joice Gonçalves, coordenadora do projeto, a doação é um gesto de amor. " A gente presencia muitos casos de extremo carinho e dedicação. Existem diversos bebês que precisam do leite materno, para que não seja necessário dar o leite artificial.

A subtenente, que já faz essa atividade há 13 anos, explicou que, semanalmente, são distribuídos kits de coletas para as mães doadoras. “Depois de sete dias, retornamos às casas das mulheres voluntárias para entregar mais material de armazenamento e pegar os vasilhames de leite”, disse ela. 


Um pote de leite materno doado pode suprir a necessidade de até dez recém-nascidos internados, por dia. Dependendo do peso do bebê, cerca de 1 ml já é o suficiente para nutri-lo. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido a uma criança.

Aproveitando o ensejo ao se falar de leite, a subtenente BM Eneida Cachoeira explicou as manobras de emergência em crianças e bebês no caso de engasgo. 

Como ser doadora

Mulheres que quiserem se tornar voluntárias devem ligar para os bancos de leite das maternidades Climério de Oliveira (71-32839264) e Iperba (71-31165118). O projeto conta, ainda, com as doações de potes de vidro com tampa plástica, que podem ser levados a qualquer unidade do CBMBA, na capital baiana e Lauro de Freitas.

Fonte: Ascom / CBMBA

Whatsapp

Galeria

Barcelona finaliza contratação de Neymar, diz TV
Imagens de 'close' inédito da Grande Mancha Vermelha de Júpiter
FOTOS HISTÓRICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA VIU
Ver todas as galerias

Artigos