06 de Dezembro de 2022

Maratona Salvador 2023 já está confirmada e deverá ter o dobro de participantes

Depois de dois anos suspensa devido às restrições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, a Maratona Salvador, promovida pela Prefeitura, voltou a movimentar a capital baiana neste domingo (25) e, diante do sucesso, a próxima edição já está confirmada: acontecerá no dia 24 de setembro de 2023 e deverá ter 10 mil participantes – o dobro de competidores este ano. A informação foi confirmada pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

O gestor avaliou de forma bastante positiva o retorno da competição que, este ano, ao invés do Farol da Barra, teve um novo local de largada: o Parque dos Ventos, na Boca do Rio. “Foi bem interessante ter a Maratona Salvador este ano no Parque dos Ventos, que se mostrou o local mais adequado para o evento, por ser um lugar muito mais confortável para abrigar os atletas e as atrações e, inclusive, possibilitou uma infraestrutura ainda melhor para todos”, destacou Edington.

O presidente da Saltur ressaltou ainda que a Maratona Salvador reuniu atletas de 185 cidades do país, representando 30% do público participante do evento. “Esse é um produto que vamos continuar investindo para fortalecer o turismo esportivo, pois os maratonistas se deslocam de suas cidades para participar de corridas de rua, ajudando assim a movimentar o turismo e a economia da cidade. Foi uma prova que teve muito êxito, bastante competitiva, e estamos muito felizes. Já estamos confirmando a edição do próximo ano, que será no dia 24 de setembro, e a expectativa é reunirmos 10 mil participantes”, completou.

Os 5 mil atletas foram distribuídos nas categorias geral de 5K, 10K, 21K e 42K, além de pessoas com deficiência (PCD) 21K e 42K, percorrendo a orla da capital baiana. O militar e educador físico George Mercês, de 44 anos, foi um dos participantes da categoria 42K (maratona) e demonstrou o sentimento de gratidão em poder participar da retomada da competição. “Este é um evento onde cada um se superou. O percurso foi duro, mas desafiador. Além disso, a Maratona fomenta a corrida, o esporte e a qualidade de vida depois desse período turbulento que passamos”, salientou.

A satisfação era presente no rosto de Núbia de Oliveira, 20 anos, que estreou na Maratona Salvador vencendo a categoria geral feminina 21K (meia maratona). Natural da cidade baiana de Campo Formoso, a atleta, que já foi campeã brasileira de atletismo sub-20, disse que a competição deste domingo teve um sabor especial.

“O sentimento é de muita emoção, é a minha primeira participação em uma corrida aqui na capital e achei o percurso muito bom, saio daqui muito mais motivada. Agora é treinar para ir em busca de mais objetivos”, declarou a competidora, que estará no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23, que acontece no próximo fim de semana, em Cascavel (PR).

O analista químico Antônio Carvalho correu ao lado da filha Ana Júlia, 17 anos, que possui deficiência e competiu na categoria PCD 21K. “Na verdade eu havia me preparado para os 10K, mas resolvi encarar (um percurso maior) por ela. Percebo que ela está feliz, e aí a emoção vem em dobro, por participar e por dar esse apoio pra ela. É indescritível esse momento”, relatou. O resultado dos competidores estará disponível na página do evento no Instagram (@maratonasalvador).

Mistura– A Maratona Salvador, que faz parte do último dia do Festival da Primavera, também foi bastante animada com apresentações de FitDance, Peixinho Elétrico, A Mulherada, Rixô Elétrico, Telefunksoul, Boteco Elétrico e, ao final, o show da banda Olodum, que entoou sucessos do samba-reggae, como “Avisa Lá” e “Rosa”. “É uma felicidade total estar tocando aqui, neste dia bonito. A cidade precisa realmente retomar essas atividades, fazendo essa junção entre a cultura, a música, a arte e o esporte. Com isso, Salvador só tem a crescer”, declarou o vocalista do Olodum, Lucas de Fiori.

O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria de Promoção Social de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Federação de Atletismo (FBA). O evento conta com a parceria do Shopping da Bahia, Mater Dei - Hospital Salvador, Sicoob, Guebor e Accor - Live Limitless, além do apoio institucional da UCI Orient de Lux, Alô Alô Bahia e Jornal Correio, dentre outros parceiros.


Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos