24 de Abril de 2024

Ex-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte foi executado pelo regime de Kim Jong-um, diz jornal japonês

O ex-ministro das Relações Exteriores do regime norte-coreano, Ri Yong-ho , teria sido executado no ano passado, informou o jornal japonês Yomiuri Shimbun nesta quarta-feira (4), atribuindo a informação a várias fontes anônimas.

Ri Yong-ho, que não é visto em público há vários anos, terá sido executado entre o verão e o outono do ano passado juntamente com quatro ou cinco responsáveis ??do país , segundo estas fontes que se dizem próximas da política interna coreano ao correspondente do jornal em Pequim.

Notícias sobre execuções de membros do regime norte-coreano são frequentes na mídia sul-coreana, japonesa ou de Hong Kong, mas o sigilo do país torna muito difícil contrastar essas informações, que muitas vezes se mostraram erradas.

Ainda que as fontes consultadas por Yomiuri assegurem que o motivo desta suposta expurgação “não é clara”, dizem que poderá estar relacionado com um incidente ligado à embaixada norte-coreana no Reino Unido , já que a maioria destes funcionários trabalhou em algum momento nesta legação onde Ri ocupou o cargo de embaixador na primeira década deste século.

Ri, que se tornou o delegado norte-coreano nas chamadas negociações a seis, foi nomeado ministro das Relações Exteriores em 2016, função na qual desempenhou um papel importante nas negociações com os Estados Unidos para as cúpulas de 2018 e 2019 entre norte-coreanos o ditador Kim Jong-un e o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Foi Ri e o agora ministro das Relações Exteriores, Choe Son-hui, que ofereceram uma entrevista coletiva para explicar a posição norte-coreana na fracassada cúpula de Hanói em fevereiro de 2019.

Em janeiro de 2020, o regime norte-coreano substituiu Ri por Ri Son-gwon , que chefiou o órgão encarregado das relações com o Sul no Norte durante a fase mais recente de reaproximação.

Essa renovação supôs naquele momento uma mudança na política norte-coreana em relação a Washington e Seul, depois que Kim ameaçou retomar os testes atômicos e de mísseis intercontinentais após as aproximações fracassadas.

Por sua vez, a mídia estatal informou na segunda-feira passada que o regime demitiu Pak Jong-chon , o segundo soldado mais poderoso depois do líder Kim Jong-un.

Pak, vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores e secretário do Comitê Central do partido, foi substituído por Ri Yong-gil na reunião anual do comitê realizada na semana passada, informou a agência de notícias oficial KCNA no domingo.

Nenhuma razão foi dada para a mudança. Pyongyang renova regularmente sua liderança, e a reunião anual do partido costuma ser usada para anunciar mudanças de pessoal e importantes decisões políticas.

A televisão estatal mostrou Pak sentado na primeira fila do pódio com a cabeça baixa durante a reunião, enquanto outros membros levantaram as mãos para votar em questões pessoais. Seu assento foi posteriormente encontrado desocupado.

Ele também não apareceu nas fotos divulgadas na segunda-feira pela agência oficial de notícias KCNA da visita de Kim no dia de Ano Novo ao Kumsusan Palace of the Sun, que abriga os corpos de seu avô e pai, ao contrário de outubro, quando Pak acompanhou Kim em uma viagem para o palácio para marcar um aniversário de festa.

A Comissão Militar Central do partido, presidida por Kim, é considerada o órgão de decisão militar mais poderoso do país, acima do Ministério da Defesa.

A notícia da possível execução surge depois de um ano em que a Coreia do Norte realizou um número recorde de testes de armas de destruição em massa , cerca de cinquenta, e em que a tensão na península coreana atingiu novos máximos.
 

Com informações da EFE

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos