19 de Abril de 2024

Covid-19: Coreia do Norte impõe lockdown de 5 dias em Pyongyang

A Coreia do Norte ordenou um lockdown de cinco dias da capital Pyongyang em meio ao aumento de casos de uma doença respiratória não especificada, de acordo com o NK News.

Citando um anúncio do governo, a agência com sede em Seul, que reporta sobre a Coreia do Norte, disse que os residentes devem ficar em suas casas até o final de domingo e se submeter a várias verificações de temperatura todos os dias.

O aviso não mencionou diretamente o COVID-19, mas a Coreia do Norte não o fez durante seu primeiro surto  no ano passado, quando falou apenas de casos de “febre”.

Na terça-feira, o NK News informou que as pessoas na capital pareciam estar “comprando alimentos em grandes quantidades” em meio a rumores de um bloqueio.

A Coreia do Norte reconheceu seu primeiro surto de COVID-19 no ano passado, mas com habilidades limitadas de teste, não confirmou o número de pessoas que contraíram o vírus. Declarou “ vitória ” sobre o surto em agosto.

A mídia estatal continuou a relatar medidas antipandêmicas para combater doenças respiratórias, incluindo a gripe, mas ainda não informou a ordem de bloqueio.

O NK News observou que, nos últimos dias, os residentes de Pyongyang retratados em eventos que marcam o Ano Novo Lunar usavam máscaras faciais, algumas delas duplas ou usando máscaras de grau superior.

Na terça-feira, a agência de notícias estatal KCNA disse que a cidade de Kaesong, perto da fronteira com a Coreia do Sul, intensificou as campanhas de comunicação pública “para que todos os trabalhadores observem voluntariamente os regulamentos antiepidêmicos em seu trabalho e vida”.

Não ficou claro na reportagem do NK News se o bloqueio foi imposto além de Pyongyang.

A China, principal aliada e parceira comercial da Coreia do Norte, está lutando contra um aumento nos casos desde que abandonou sua política de COVID-0 zero no final do ano passado.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos