19 de Abril de 2024

Bolsonaro busca visto para ficar mais tempo nos EUA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nos Estados Unidos desde o fim do ano passado, solicitou às autoridades norte-americanas um visto de turista de seis meses. Em nota, a AG Immigration, assessoria que presta serviços jurídicos àqueles que querem renovar vistos e permanecer no país, confirmou a informação.

Bolsonaro é alvo de investigações na Justiça Federal desde que deixou a Presidência. Entre elas, as supostas irregularidades durante seu governo e a acusação de insuflar os manifestantes que depredaram prédios públicos, em Brasília, no início de janeiro.

Em entrevista ao jornal inglês Financial Times, o advogado do ex-presidente, responsável pela tramitação do pedido do novo visto, disse que Bolsonaro pode demorar para voltar ao Brasil. “Acho que a Flórida será seu lar temporário, longe de casa”, afirmou Felipe Alexandre. “Neste momento, com a situação dele, acho que precisa de um pouco de estabilidade.”

Segundo a publicação, a estadia de Bolsonaro nos EUA estaria causando desconforto para o presidente Joe Biden e seus aliados. No início do mês, 41 parlamentares do Partido Democrata assinaram uma carta pedindo que o visto do ex-presidente brasileiro não fosse renovado.

“Não devemos permitir que o senhor Bolsonaro ou qualquer outro ex-funcionário brasileiro se refugie nos Estados Unidos para escapar da Justiça, por quaisquer crimes que possam ter cometido durante o mandato”, argumentaram os parlamentares, na carta.

Para o advogado do ex-presidente, não há evidências que liguem Bolsonaro aos crimes relacionados às manifestações de 8 de janeiro. “Se você vai expulsar alguém do país, precisa ter uma justificativa legal para isso”, disse Alexandre, ao acrescentar que o ex-chefe do Executivo poderá pedir a extensão de seu visto para um período superior a seis meses.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, durante evento de apoio ao nome do ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN) à presidência do Senado, que não há estimativas de retorno de Bolsonaro. “Pode ser amanhã, daqui a seis meses”, disse. “Ele nunca mais pode voltar. Ele não tem medo, porque não tem responsabilidade pelo que aconteceu no Brasil.”


Informações da Gazeta Brasil / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos