19 de Abril de 2024

Chave do Rei Momo é produzida pela Desal

Símbolo tradicional da Folia, a chave entregue ao Rei Momo, na noite da quinta-feira de Carnaval, marca a abertura da festa. Em Salvador, a ferramenta é produzida há mais de 20 anos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman). 

Faltando poucos dias para o início do Carnaval, a confecção da chave já está na reta final. Medindo cerca de 80 cm, a peça é produzida com material compensado e madeira de eucalipto. Em fase de acabamento, a pintura que dará cor à peça será em epóxi na cor dourada.  

Todos os recursos utilizados para a produção da chave são próprios da Desal, mobilizando trabalhadores dos setores de carpintaria e de fibra. O presidente da Desal, Virgílio Daltro, ressalta que a produção da chave deste ano se torna ainda mais especial, devido à grande espera pela retomada da folia momesca.  

"O momento de entrega da chave para o rei momo é muito simbólico. É um orgulho para nós, há mais de 20 anos, fazer parte da história do Carnaval de Salvador". 

Mitologia – O Rei Momo remete ao universo dos deuses gregos. De acordo com a mitologia, Momo era filho do sono e da noite, considerado o deus da zombaria, da piada e da zoação. No Brasil, a figura surge a partir de meados do século XX. 

Para o professor e historiador da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rafael Dantas, a chave em si representa a entrega simbólica da cidade. "O Rei Momo é a figura que, no período de Carnaval, representa o comando da alegria e da festividade", ressaltou. 
 

 Foto: Otávio Santos/Secom 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos