CPI do MST chega ao fim nesta semana com apresentação de dois relatórios
A CPI do MST chega ao fim nesta semana e contará com dois relatórios que serão votados, um apresentado pelo relator Ricardo Salles (PL) e outro que será entregado pela deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL). No documento escrito por Salles, a comissão pede o indiciamento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, do líder da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), José Rainha, do deputado federal Valmir Assunção (PT e do diretor superintendente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas, Jaime Messias Silva. Com 60 páginas, o relatório destaca que o agronegócio é um dos setores que mais contribuiu para o segmento econômico do país. O texto de Salles responsabiliza o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo crescimento no volume de invasões de terras. Em entrevista à Jovem Pan News, o relator afirmou que medidas aplicadas pelo governo anterior teriam sido deixadas de lado. Ao justificar os pedidos de indiciamento, Salles afirma que os indiciados cometeram crimes.
No caso de Gonçalves Dias, foi levado em conta o depoimento em que o ex-ministro declarou que nos primeiros 100 dias de governo não teve conhecimento das invasões de terras. Já José Rainha teria afirmado durante seu depoimento que usa uma produtora de alimentos registrada em nomes de terceiros, por isso, o relator alega que o líder social teria cometido falsidade ideológica e sonegação fiscal. O deputado Valmir Assunção é alvo de indiciamento por sua atuação no sul da Bahia. Como integrante do movimento, o parlamentar foi acusado de ter cometido abusos contra outros sem terra, como ameaças e furto. A deputada Sâmia Bonfim apresenta um relatório paralelo, sem pedidos de indiciamento e que exalta as ações do MST. O texto também aborda supostos abusos cometidos pela CPI, como invasões a domicílios durante diligências em assentamentos e violência política de gênero, crime que teria sido causado por Salles e pelo presidente da CPI, deputado Zucco (Republicanos) na condução dos trabalhos da comissão.
Informações da Jovem Pan / Foto: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Ultimas notícias
Vereador protocola projeto para gratuidade no transporte público a partir dos 60 anos em Conquista
28/09/2023 15:00Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 5,2 milhões
28/09/2023 11:00‘STF não pode começar a interferir no Legislativo e fazer leis’, diz autor de PEC que permite revisão de decisões da Corte
28/09/2023 10:30Ministério de Minas e Energia descarta horário de verão
28/09/2023 10:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos