23 de Abril de 2024

Próximo Domingo Artístico (17) marca o encerramento do Projeto Anual Vai Chegar com lançamento de EP e Videoclipes

Chegou a hora de colher os frutos dos variados projetos criativos pelos quais participaram os alunos do Centro Cultural Vai Chegar desde abril de 2023, no Engenho Velho da Federação. Na manhã do próximo dia 17 de março, às 10h, acontece o último Domingo Artístico, para concretizar o encerramento de um ciclo a partir do lançamento do EP e de quatro videoclipes produzidos e protagonizados junto com os jovens do bairro, além de dinâmicas divertidas para a criançada. 

Os produtos artísticos contaram com a participação de diversos profissionais do campo audiovisual e musical da Bahia e também de outros estados. Destaca-se as participações especiais dos artistas Márcia Short, Zé Manoel e Roberto Mendes, que marcaram presença na faixa do videoclipe de “Cantando a Vida”.

“O desafio foi grande! Contamos com o apoio da Neoenergia e do Governo e todos nós fizemos o melhor para concretizar todos os objetivos, e conseguimos! Muito orgulho das crianças e jovens que foram presentes em cada etapa deste processo. Foi incrível ver como se investiram, se expressaram nas artes, dialogaram e criaram juntas. Ao longo do ano, vimos como a personalidade de cada uma delas foi afirmada, através de uma linguagem artística sempre mais rica”, comenta Tedy Santana, idealizador do Vai Chegar.

Para Tedy, a expectativa com os lançamentos dos videoclipes é prestigiar e valorizar o protagonismo das crianças, fortalecer a autoconfiança, espalhar as mensagens de esperança e outros valores do projeto com a colaboração. Neste Domingo Artístico, serão projetados em primeira mão os videoclipes das músicas “Cantando a Vida”, “Onde Andará”, “Vai Chegar - Remix” e “Verba da Merenda”.

O Vai Chegar vem contribuindo desde 2018 para a formação cidadã de centenas de crianças do bairro do Engenho Velho da Federação e, ao longo de 2023, promoveu encontros culturais semanais, com oficinas de diversas linguagens artísticas e ainda o Cineclube, composto por sessões de filmes acompanhadas de rodas de discussão. Oficinas como Prática Rítmica, Investigação Musical, Dança, Prática Vocal, Teatro, Música Eletroacústica e Criação de Vídeos marcaram a programação para os alunos, que foram contemplados pela troca de conhecimentos e interação com artistas, pesquisadores e diversos profissionais da cultura.

O projeto Vai Chegar é uma realização da Associação Oficina das Artes em parceria com a Multi Planejamento Cultural. Em 2023, recebeu patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Após exibidos para os alunos e moradores do bairro, os clipes serão lançados ao longo do mês nas plataformas digitais com recursos de acessibilidade [audiodescrição (AD); legendas para surdos e ensurdecidos (LSE); janela de Libras (JL)]. As músicas, na sua maioria compostas por Tedy Santana, trazem temas como esperança, justiça social, consciência, respeito, a força do coletivo, o poder e a beleza do caminho… porque andando, Vai Chegar!

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos