18 de Outubro de 2021

Vulcão associado a possível tsunami no Brasil entra em erupção; veja imagens

O vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias (Espanha), na costa da África, entrou em erupção neste domingo (19), após dias de intensa vigilância devido à atividade sísmica na região. Segundo veículos da imprensa espanhola, a erupção é de pequeno porte e teve início por volta das 11h12 no horário de Brasília (15h12 no horário local).

O vulcão ganhou destaque no Brasil nos últimos dias devido a um alerta de que a sua erupção, caso chegasse ao nível mais alto de atividade vulcânica, poderia causar um tsunami com força suficiente para chegar ao litoral brasileiro, em especial nas regiões Norte e Nordeste do país. Apesar do nível considerado baixo de atividade, as autoridades evacuaram moradores de áreas mais próximas ao vulcão e seguem pedindo aos espanhois e turistas que tenham "extrema cautela" e evitem utilizar as estradas que passam pela região. Foram criados cinco abrigos que estão sendo utilizados como ponto de encontro e de refúgio para os atingidos.

Devido à situação, o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, adiou a viagem prevista para a participação na Assembleia Geral da ONU, em Nova York (Estados Unidos), e se deslocará até La Palma para acompanhar os trabalhos, segundo informou o governo espanhol.

Mesmo antes da erupção, especialistas já previam que as chances de se formar um tsunami capaz de chegar ao Brasil seriam remotas. Segundo Fábio Braz Machado, pesquisador da Universidade Federal do Paraná e membro da Sociedade Brasileira de Geologia, o litoral brasileiro poderá sentir uma espécie de "ressaca". “O cenário de catástrofe não é real”, avaliou Pereira. Desde o último sábado, o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias registrou milhares de terremotos de baixa intensidade na área, até o nível 4 da escala Richter. A última erupção do Cumbre Vieja ocorreu em 1971. O arquipélago espanhol das Ilhas Canárias teve sua última erupção em 2011, ocorrida debaixo d’água, na ilha de El Hierro. 

 

 

Whatsapp

Galeria

Barcelona finaliza contratação de Neymar, diz TV
Imagens de 'close' inédito da Grande Mancha Vermelha de Júpiter
FOTOS HISTÓRICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA VIU
Ver todas as galerias

Artigos