17 de Janeiro de 2022

PRESIDENTE DO PT QUER RESOLVER EM JANEIRO ENTRAVES REGIONAIS COM PARTIDOS

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, diz que quer “desatar os nós” de entraves estaduais que têm brecado a negociação para a formação de federação com outros partidos ainda em janeiro, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. A última conversa com o PSB, em dezembro, não acabou bem, dizem pessebistas. A legenda quer apoio dos petistas em cinco estados, mas, em dois, um acordo parece mais improvável: São Paulo e Pernambuco. “Vamos reunir o pessoal e começar com esses estados mais complicados”, afirma Gleisi. No último encontro entre Gleisi e Carlos Siqueira, presidente do PSB, a petista colocou o nome do senador Humberto Costa (PT-PE) como opção no estado. Não temos a intenção de fazer cavalo de batalha em Pernambuco, mas o PT tem legitimidade de apresentar um nome porque o PSB não tem candidato lá”, avalia a deputada. Em São Paulo, segundo a dirigente, é “onde mais complica”.

“Lá, o Fernando Haddad (PT-SP) está na frente do Márcio França (PSB-SP) nas pesquisas, e o PT de SP está muito firme na defesa dele. Mas isso é um processo…” O PSB ainda quer que o PT não lance candidatos no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, locais onde há mais chance de haver acertos. “No Rio Grande do Sul tem o Beto Albuquerque (PSB-RS). Temos que avaliar porque lá tem a Manuela d’Ávila (PC do B) e Edgar Preto (PT), pontuando bem nas pesquisas”, afirma Gleisi.

Apesar da fala, petistas dizem que o ex-presidente Lula já indicou que pode apoiar Albuquerque. Na Bahia, o imbróglio é somente o PP. O PT deve lançar o senador Jaques Wagner como candidato ao governo e Otto Alencar (PSD) postulante à reeleição no Senado. O partido do vice-governador João Leão deve indicar um nome para o mesmo cargo. Mas essa situação deve ser resolvida nos próximos dias.

Whatsapp

Galeria

Barcelona finaliza contratação de Neymar, diz TV
Imagens de 'close' inédito da Grande Mancha Vermelha de Júpiter
FOTOS HISTÓRICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA VIU
Ver todas as galerias

Artigos