27 de Abril de 2024

Microfone Aberto fala sobre as principais causas e como se prevenir da anemia

O programa Microfone Aberto desta terça-feira (31), sob o comando de André Spínola, conversou com o médico Luiz Arthur. Em pauta uma doença bastante comum e que muitos: a anemia.

Segundo o médico, não é possível mensurar a quantidade de variações da doença. “Existem anemias que são hereditárias, por exemplo, muito comum na Bahia e no nordeste do Brasil a falciforme genética, extremamente comum, que a criança já nasce e temos anemias por deficiência alimentar ou que são cada vez menos frequente, totalizando mais de 100 tipos de anemias. Muitas delas primarias, mas a maioria ligadas aos outros tipos de doenças”, avalia o especialista.

A falta de ferro é um dos maiores causadores da anemia e, segundo o Dr. Luiz Arthur, é fácil detectar que os alimentos suplementados pelo governo resolveram praticamente toda anemia que é a mais comum no mundo. “É a anemia por deficiência de ferro que pra gente no passado era secundário a verminoses. Isso foi praticamente resolvido. Acontece em um caso ou outro, mas o tratamento também pela rede do SUS é muito bom, mas a anemia por deficiência de ferro, que ficou também ligada à verminose, elas aparecem exatamente por alguns hábitos alimentares e, principalmente, por algumas cirurgias como bariátrica, vegano e gastrectomia”, pontuou.

Analisando pelo lado do tratamento e prevenção, o médico esclareceu que a anemia só consegue preventivamente tratar quando se descobre primeiro a causa. “Eu não posso pegar um paciente com um hemograma que indica a deficiência de ferro ou mesmo com algum outro exame mais especifico e tratar o paciente com ferro eu vou cometer um erro e não vou resolver”, afirmou, completando que “o clássico da anemia é descobrir a causa e tratar”.

Ainda, segundo Arthur, é possível prevenir também muitas anemia com hábitos alimentares e com alguns cuidados. “É difícil falar para alguém que é vegano não comer, mas suplementar ou mesmo tratar a doença de base. Para prevenir, pra saber, a gente precisa fazer exame que as pessoas fazem pouco, mas espero que com a audiência da rádio [as pessoas] façam ao menos em cada seis meses um hemograma e assim a gente descobre se a pessoa tem anemia”, alertou.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos