27 de Abril de 2024

Após encontrar Lula, Lavrov se reúne com Maduro na Venezuela

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chegou nesta terça-feira (19) a Caracas para encontro com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. 

O canal estatal Venezolana de Televisión ( VTV ) mostrou imagens da chegada do chanceler russo ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, onde foi recebido pelo vice-ministro para a Europa, Franklin Ramírez, e pelo embaixador russo na Venezuela, Sergei Mélik- Bagdasarov .

O chanceler chegou a Caracas após visita ao Brasil, onde se reuniu com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva , e também com o chanceler, Muro Vieira.

Maduro anunciou, na segunda-feira, que manterá uma reunião com Lavrov na qual espera abordar a presença da Rússia na América Latina e no Caribe .

Prevê-se que, após a sua passagem pela Venezuela, o chanceler do gigante eurasiano visite Cuba e a Nicarágua, países que mantêm intensas relações económicas e políticas com a Rússia.

“Amanhã vamos recebê-lo aqui na Venezuela, (…) vou recebê-lo aqui no palácio presidencial em Miraflores para passar em revista todas as questões da cooperação Rússia-Venezuela, a presença da Rússia na América Latina e no Caribe para o bem de nossa região, da geopolítica mundial”, disse Maduro na segunda-feira durante a estreia de seu programa semanal, “Con Maduro más”, transmitido pelo canal estatal VTV .

O chefe de Estado previu que teria “uma conversa bastante interessante” com Lavrov, com quem disse “ter uma boa, bela e profunda amizade”.

” (Ele é) um dos homens mais influentes na política internacional, então seja bem-vindo, Ministro das Relações Exteriores Lavrov , à América do Sul, à América Latina, ao Caribe, e bem-vindo à Venezuela também”, disse ele.

Ele também destacou que o ministro russo, cuja turnê latino-americana começou “com sucesso” no Brasil, também terá “reuniões importantes” em Caracas com o chanceler venezuelano, Yván Gil, e com a vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, ” amigo pessoal” de Lavrov.

Venezuela e Rússia, que completaram 78 anos de suas relações diplomáticas em março, fortaleceram os laços e a cooperação bilateral em diferentes áreas desde a chegada da chamada revolução bolivariana ao país caribenho em 1999.

“Agradável visita ao nosso país do Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergei Lavrov, com quem mantivemos um agradável encontro que fortaleceu as relações bilaterais e o mapa da cooperação conjunta em diversas áreas do desenvolvimento de nossas nações”, escreveu Maduro após encontro com o chanceler russo.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: @NicolasMaduro

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos