27 de Abril de 2024

Peixe impresso em 3D chega ao mercado

Se uma viagem ao lago com sua vara de pescar não é uma opção, uma empresa israelense criou um método de bioimpressão 3D de seu próprio peixe ‘fresco’ – que, segundo ela, estará pronto para cozinhar imediatamente.

A Stakeholder Foods desenvolveu um filé de peixe garoupa impresso em 3D a partir de células-tronco, que são processadas por meio da tecnologia de bioimpressão em uma forma semelhante a um peixe. O produto, que foi criado em parceria com a Umami Meats, imita o sabor e a textura do peixe natural e pode chegar às prateleiras dos supermercados ainda este ano.

“Nos próximos meses, pretendemos anunciar nossos planos para trazer este peixe cultivado de classe mundial ao mercado”, disse Mihir Pershad, CEO da Umami Meats em um evento de degustação em Israel na semana passada, via The Telegraph. “Na primeira degustação, mostramos um produto cultivado que lasca, tem gosto e derrete na boca exatamente como um peixe excelente deve fazer”, explicou.

O desenvolvimento da tecnologia pode trazer inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito à escassez de alimentos – mas também à questão global da sobrepesca. Especialistas marinhos estimam que cerca de um terço dos estoques globais de peixes estão sendo superexplorados. A garoupa, em particular, é considerada em risco de extinção.

Além disso, o peixe da engenharia biológica é livre de poluentes, como microplásticos, que podem afetar os estoques de frutos do mar colhidos tradicionalmente.

Os filés de peixe garoupa são criados combinando células-tronco de peixe com vários nutrientes, que são posteriormente processados ??em bio-tintas e depois em uma impressora. O processo de impressão leva apenas alguns minutos e o produto pode ser imediatamente cozido e comido.

As partes interessadas também estão trabalhando para criar cortes inteiros de carne impressa em 3D, incluindo bifes e outros frutos do mar, como enguias. Em 2020, a gigante do fast-food KFC fez parceria com uma empresa russa de bioimpressão para produzir nuggets de frango artificiais.


Informações da Gazeta Brasil / Foto: Stakeholder Foods

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos