28 de Abril de 2024

Secretário-geral da ONU alerta que a liberdade de imprensa está sob ataque “em todos os cantos do mundo”

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que “a liberdade de imprensa está a ser atacada em todos os cantos do mundo” e condenou a perseguição a jornalistas e o aumento das leis nacionais que aumentam a censura.

“Parem de deter e prender jornalistas por fazerem seu trabalho”, pediu Guterres em seu discurso para o 30º aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em 3 de maio. “Basta de ameaças e ataques, chega de mentiras e desinformação, chega de atacar a verdade e quem a conta”, disse.

Guterres relatou que ” pelo menos 67 trabalhadores da mídia foram mortos em 2022 , o que representa um incrível aumento de 50% em relação ao ano anterior”. E denunciou que quase três quartos das mulheres jornalistas sofreram violência na internet e uma em cada quatro foi fisicamente ameaçada.

Ele lamentou que os repórteres sejam “objeto de ataques diretos dentro e fora da internet” por realizarem seu trabalho. “Eles são sistematicamente perseguidos, intimidados, detidos e encarcerados ”, explicou o secretário-geral das Nações Unidas.

Ele também alertou sobre “a crescente concentração da indústria da mídia nas mãos de poucos, o colapso financeiro de dezenas de organizações de notícias independentes e o aumento de leis e regulamentos nacionais que sufocam os jornalistas e estão expandindo ainda mais a censura e ameaçando a liberdade de expressão ”.

E acrescentou que atualmente “a verdade está ameaçada pela desinformação e pelo discurso de ódio, que tenta confundir as linhas entre realidade e ficção, entre ciência e conspiração”.

“Por três décadas, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a comunidade internacional celebrou o trabalho de jornalistas e trabalhadores da mídia. Este dia destaca uma verdade básica: toda a nossa liberdade depende da liberdade de imprensa ”, afirmou Guterres em sua mensagem. “A liberdade de imprensa é a base da democracia e da justiça; nos dá os dados que precisamos para formar opinião e falar a verdade ao poder”, comentou.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: @UNFCCC

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos