28 de Abril de 2024

Sistema ultra secreto da Marinha dos EUA captou a implosão do submarino Titan

A Marinha dos Estados Unidos revelou nesta quinta-feira que um sistema ultra secreto de detecção acústica conseguiu captar o momento da implosão do submarino Titan, desaparecido desde domingo. As escutas foram feitas no mesmo dia, logo após a nave iniciou sua descida às profundezas do Oceano Atlântico e perdeu comunicação com a superfície.

“A Marinha dos Estados Unidos analisou os dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão nas proximidades de onde o submarino Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas”, confirmou um alto funcionário do governo federal ao The Wall Street Journal.

Conforme relatou o funcionário, o sistema – o qual pediu para não especificar por questões de segurança nacional – recebeu sinais de um som parecido com uma implosão perto do local onde foram encontrados restos do submarino na quinta-feira. Embora a informação “não seja definitiva”, “foi imediatamente compartilhada com o Comandante de Incidentes para auxiliar na missão”, adicionou o funcionário.
Os achados desses microfones secretos confirmam que os ruídos ouvidos durante a madrugada de quarta-feira, que pareciam “batidas”, não vieram da tripulação da Titan, mas sim de sons naturais do oceano ou talvez de outro navio próximo.

Até aquele momento, os especialistas descartam que os cinco homens sequer tenham estado vivos, já que a implosão teria causado sua morte instantânea. Além disso, uma vez que as tarefas de busca começaram já na semana passada, o incidente deve ter acontecido no domingo, caso contrário, teria sido detectado por esses navios.

Após intensos dias de busca, as autoridades que lideram a operação na costa americana – com o apoio do Canadá, França e do setor privado – confirmaram a morte dos cinco tripulantes.

“Lamentavelmente, acreditamos que perdemos nosso CEO, Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet”, afirmou a empresa OceanGate em um comunicado em homenagem a esses homens, “verdadeiros exploradores que compartilhavam um espírito distintivo de aventura e uma paixão profunda por explorar e proteger os oceanos do mundo”.

Momentos antes de emitir essas declarações, a Guarda Costeira dos Estados Unidos havia anunciado a descoberta de destroços coincidentes com a nave desaparecida, em uma área próxima ao Titanic.
Especificamente, os especialistas encontraram o quadro de pouso e a cobertura traseira do Titan, assim como fragmentos do casco de pressão.

No entanto, a descoberta dessas peças ocorreu após o vencimento da janela de 96 horas de oxigênio da cápsula, portanto, as chances de que os cinco homens ainda estivessem vivos eram baixas.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos