30 de Abril de 2024

Polícia Federal faz operação contra tráfico internacional de mulheres

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta segunda-feira (28) três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar um suposto esquema de tráfico internacional e exploração sexual de pessoas.

As buscas foram realizadas em Fortaleza, Caucaia e Carpina, em Pernambuco. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal do Ceará.

Com autorização judicial, os agentes federais apreenderam documentos, dispositivos eletrônicos e outros objetos que podem ajudar nas investigações.

Segundo a PF, os investigados são suspeitos de arregimentar mulheres para prostituição na Itália. As vítimas, segundo a corporação, eram submetidas a trabalhos forçados, restrição de alimentação e sofriam constantes ameaças.

A operação, batizada de “Correntes não Visíveis”, busca identificar a responsabilidade pelos crimes e outras eventuais vítimas. Se condenados, os envolvidos podem ser punidos com penas de até 25 anos de prisão.

Mulheres são as principais vítimas do tráfico internacional de pessoas

Um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), confirmou que as mulheres são as principais vítimas dos grupos de traficantes de pessoas.

Segundo a pesquisa, a principal motivação dos criminosos é arregimentar mulheres para a prostituição em outros países, sobretudo da Europa. Embora mais de 50% dos processos judiciais analisados tenham resultado em condenações, 26% dos casos foram encerrados com a absolvição dos denunciados por falta de provas.

 

Informações da Gazeta Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos