29 de Abril de 2024

Ação desastrosa culminou na morte de policial federal em Salvador; PMs que conhecem a área não foram convocados

Sem conhecimento técnico da área, policiais civis e federais da Bahia e de Brasília entram na mata na região do Derba nas primeiras horas de sexta-feira (15), na tentativa de surpreender traficantes de Valéria, mas acabaram atacados. Segundo fontes da própria SSP/BA, a operação foi planejada sem os PMs da 31ª CIPM e da Rondesp, que conhecem todo o território, disputado pelo BDM e a Katiara.

Quando entrou no matagal vigiado pelas facções, a tropa de agentes ficou perdida na vegetação e acabou na mira dos mais de 40 homens com armas longas, que inclusive abriu fogo contra o Comando de Operações Tática (COT), principal unidade de elite da PF, que chegou de Brasília na quarta. Infelizmente, a operação resultou na morte do policiai federal Lucas Caribé, além de dois agentes baleados. Após a tragédia, os militares foram chamados para dar apoio. A coluna pediu um posicionamento da SSP/BA. Ademais, um questionamento: por que o COT veio para Salvador, se o governador não quer uma intervenção federal?

Evitem as janelas

Os confrontos nos últimos dias entre o BDM e o CV deu uma espécie de trégua a quem vive dentro e nos arredores do Alto das Pombas e Calabar. Mas isso não significa que está tudo bem. Uma semana após um tiro atingir um apartamento no 13° andar de um residencial na Graça, o condomínio, numa atitude extrema, colocou o seguinte aviso para os moradores: "Evitem se aproximar das janelas na fachada do prédio e evitem os cômodos da frente (sic)". Se o medo ainda paira para eles, que se encontram cercados por muros, grades, câmeras, vigilância, imagine como está o clima de quem vive no epicentro dessa guerra? E as pessoas que saíram às pressas de suas casas, para não serem vítimas das balas perdidas, mas que precisaram retornar porque não têm para onde ir? Como elas estão? Ou seja, o risco de morte nas comunidades é constante, não só quando a insegura promove troca de tiros que se estendem pelas madrugadas, mas também quando ela invade os lares e fazem famílias reféns.

Condomínios de luxo na mira de criminosos

As invasões a condomínios vem acontecendo com métodos cada vez mais ousados. No dia 8 deste mês, um homem bem-vestido tentou se passar por um morador de um prédio de alto padrão no Canela. Quatro dias depois, uma pessoa, como as mesmas características, tentou acessar um edifício em Patamares. Somente em um ano, segundo apuração do próprio Correio, foram oito casos, entre tentativas e invasões bem-sucedidas em condomínios de luxo. Ou seja, os ladrões estão se especializando neste seguimento, realizando de arrastões e até furtos de bicicletas na garagem. E apesar da tecnologia aplicada à segurança dos empreendimentos, quadrilhas encontram novas artimanhas para driblar as portarias.

 

Informaçõess de Bruno Wendel/Correio*: Alberto Maraux/SSP

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos