03 de Maio de 2024

Forças Armadas atuarão em conjunto com a PF em 5 estados para combater o crime

O governo federal decretou, nesta quarta-feira (1º), a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos de cinco estados, além do reforço do efetivo nas fronteiras. Serão 3.700 militares envolvidos na ação, com o objetivo de conter o avanço do crime organizado.

Os estados que receberão a GLO são São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nos portos e aeroportos, os militares atuarão em conjunto com a Polícia Federal para realizar ações de segurança, como revista de passageiros e cargas.

Na Marinha, a GLO será ampliada para a Baía de Guanabara e de Sepetiba, no Rio de Janeiro, e para os acessos marítimos ao Porto de Santos, em São Paulo.

O reforço do efetivo nas fronteiras será realizado pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional. O objetivo é aumentar o controle das rotas usadas pelo crime organizado para o tráfico de drogas e armas.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse que a medida é um importante passo para o enfrentamento da criminalidade no estado. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, afirmou que a GLO é uma ação pontual, que será encerrada assim que o crime organizado for contido.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Exército Brasileiro/Divulgação

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos