27 de Abril de 2024

Gilmar Mendes diz que Brasil superou “armadilhas ditatoriais”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira (19) que o Brasil superou "armadilhas ditatoriais". A declaração ocorreu após a Polícia Federal indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suspeita de fraude em cartões de vacinação contra a Covid-19.

“Quando a gente vai a outros eventos no exterior, a gente encontra colegas de outras Cortes internacionais que estão contando a causa dos desastres que sofreram… Contamos como nós superamos armadilhas ditatoriais. A história está aí para a gente ver, inclusive nas notícias dos últimos dias”, disse o ministro durante um evento promovido pelo grupo Esfera Brasil.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes divulgou os depoimentos prestados no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder.

Entre as provas que serviram como base para a operação, está um vídeo de uma reunião de 5 de julho de 2022, encontrado no computador do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid. Na ocasião, o ex-presidente questionou a lisura do sistema eleitoral.

O ministro afirmou que o vídeo mostra que “algo muito ruim estava em marcha” no país. “Eu, como um observador, [posso dizer que] raramente tivemos avanços tão significativos. Nós saímos de especulações para provas… Fico admirado com os dados que a Polícia Federal conseguiu obter, de fato, são muito convincentes de que algo muito ruim estava em marcha”, disse Gilmar a jornalista após o evento.

 

Informações da Gazeta do Povo / Foto: Rosinei Coutinho/SCO/ST

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos