29 de Abril de 2024

Advogada Manuela Silva aborda desafios na regulamentação da Inteligência Artificial

Em uma entrevista exclusiva ao programa CBN Bahia, na última terça-feira (19), sob o comando do radialista André Spínola, a Dra. Manuela Silva, renomada professora e advogada especializada em questões digitais, discutiu os desafios cruciais enfrentados na regulamentação da Inteligência Artificial (IA). O tema em destaque foi a urgência em regulamentar a IA diante do aumento dos golpes virtuais que se valem dessa tecnologia.

A Dra. Silva destacou a necessidade premente de regulamentação, citando exemplos alarmantes de golpes virtuais impulsionados pela IA. Ela também fez menção aos marcos recentes, incluindo a implementação da primeira lei mundial sobre IA em 13 de março de 2024, e a aprovação de regras específicas para as eleições de 2024 no Brasil, evidenciando a complexidade da questão.

Ao ser questionada sobre os principais desafios na regulamentação da IA, a Dra. Silva ressaltou a dificuldade em equilibrar a proteção dos direitos individuais com o impulso à inovação e ao progresso tecnológico. Ela enfatizou como a IA tem sido utilizada em golpes virtuais e a importância de regulamentar seu uso para garantir a integridade e transparência nas eleições.

Silva compartilhou exemplos específicos de golpes virtuais que se baseiam na IA, destacando a sofisticação desses ataques e os setores mais vulneráveis, como saúde, transporte e finanças. Ela também discutiu as implicações da nova lei mundial sobre IA para a regulamentação global e os desafios éticos associados à regulamentação excessiva.

Quanto às medidas de segurança, a Dra. Silva enfatizou a necessidade de conscientização pública e a colaboração entre diferentes partes interessadas, como empresas, acadêmicos e grupos de defesa do consumidor, na criação de políticas eficazes de regulamentação da IA.

A entrevista destacou ainda os obstáculos para alcançar padrões internacionais de regulamentação da IA e como essa regulamentação pode afetar a inovação e o desenvolvimento tecnológico. No geral, a Dra. Manuela Silva enfatizou a importância de abordar de forma colaborativa e multifacetada os desafios na regulamentação da IA para garantir um uso ético e seguro dessa tecnologia no futuro.

 

Veja a entrevista completano vídeo abaixo:

 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos