29 de Abril de 2024

Ação da Prefeitura de Lauro de Freitas marca início do "Abril Azul" Mês de Conscientização sobre o Autismo

Para dar visibilidade ao mês de Conscientização sobre o Autismo, o "Abril Azul", a Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da SEPADHIR, do Grupo de Trabalho do Autismo e do Conselho de pessoas com deficiência, em parceria com o Parque Shopping Bahia, realizou nesta terça-feira (02), uma ação para crianças e jovens com o transtorno (TEA).

Durante a ação, crianças e jovens puderam se divertir no parque inflável instalado no shopping, logo em seguida as famílias foram conhecer e desfrutar da estrutura das salas sensoriais, localizadas na Clivale Mais, onde são realizadas terapias para as crianças com autismo, e para finalizar foi servido um lanche na praça de alimentação.

A Prefeita Moema Gramacho, esteve no evento e reforçou a importância da inclusão dos autistas em todos os espaços. "Não há desenvolvimento sem inclusão social, nós temos que trabalhar para inclusão de todos e todas, e precisamos cada vez mais resgatar esses companheirinhos e companheiros que têm autismo. E eles já mostraram que são capazes. Só precisam de oportunidade e essa ação dentro do Parque Shopping Bahia está mostrando que isso é possível. Aqui tem uma sala sensorial. Precisamos enterder a importância da inclusão."

"É um espaço importante de inclusão! A gente espera que cada vez mais a sociedade possa compreender que quem tem que se adaptar não são os autistas e sim que a sociedade precisa se adaptar a eles", enfatizou Caio Oliveira, pai atípico e membro do GT. Para a empresária e mãe atípica, Queise Badaró, ações como essas são fundamentais. "Estamos tendo um avanço maravilhoso, a Prefeitura nos dando esse apoio, nos ouvindo e realizando essas ações é fundamental para nossos filhos".

Durante o mês de abril ainda serão realizadas inúmeras ações como explica Inglid Leila, Coordenadora Executiva do Gabinete da Prefeita. "Nós teremos outras ações neste mês, uma caminhada no Parque Ecológico com a presença de 300 crianças, teremos um dia lúdico para pessoas com autismo nos CAPS, com músicos e cantores que animaram esse evento. Teremos uma palestra para a sociedade, conscientizando todo mundo para entender como funciona esse universo de pessoas com TEA. Para finalizar faremos um mutirão de saúde para um atendimento específico a esse público" concluiu.

 

Foto: Lucas Lins

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos