29 de Abril de 2024

Caravana Bahia Sem Fogo promove encontro estratégico com Brigadas Voluntárias da Chapada Diamantina

Na última sexta-feira (12), a Caravana Bahia Sem Fogo, em parceria com as Brigadas da Chapada Diamantina, realizou um encontro na sede do Consórcio Chapada Forte (Andaraí)  para discutir medidas nas áreas de capacitação, distribuição de equipamentos de proteção individual e coletiva, além da definição de uma agenda de reuniões para fortalecer as parcerias entre os órgãos públicos estaduais e os brigadistas voluntários.

A coordenadora da Unidade Regional (UR) do Inema na Chapada Diamantina, Simone Sodré, explicou que durante a reunião foram debatidos os principais aspectos e desafios enfrentados pelas brigadas. “Para além da fiscalização e do licenciamento ambiental, o Inema tem dialogado com a sociedade e fortalecido iniciativas com o objetivo de reduzir significativamente o risco de incêndios. Este foi um momento de diálogo onde foram apresentados os pontos fortes e mais sensíveis na relação entre os poderes públicos e as brigadas”. 

De acordo com o coordenador de Programas e Projetos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Pablo Rebelo, esta nova fase do Bahia Sem Fogo antecede o período de seca, que é o mais crítico, justamente por entender que este é um compromisso que envolve os poderes públicos e a população local. “As brigadas tem um importante trabalho junto às comunidades locais, realizando atividades de educação ambiental e ações de prevenção, por isso os órgãos que compõem o Programa Bahia Sem Fogo estão comprometidos em fortalecer essa parceria e empreender ações concretas para prevenção aos incêndios”.

Brigadista há mais de 30 anos, Homero Vieira, mais conhecido na Chapada como ‘velho urso’, ressaltou o protagonismo dos brigadistas. “O apoio do Estado é fundamental, mas cada brigada deve se articular, junto aos municípios, para que consigamos estruturas adequadas e  profissionalizar nossa atividade. Trabalhamos muito com sensibilização da população para o cuidado com a vegetação, na prevenção de focos de incêndio, realizando mutirões, palestras nas escolas , entre outros”, destacou.

A Caravana Bahia Sem Fogo se destaca com várias frentes de atuação, uma verdadeira força-tarefa envolvendo órgãos públicos das áreas de meio ambiente, educação, saúde, segurança pública (bombeiros militares), defesa civil e, principalmente, o engajamento da população, prefeituras e brigadistas voluntários.

Além de Andaraí e Livramento de Nossa Senhora, também serão visitados os municípios de Ibicoara, Palmeiras, Iraquara, Abaíra, Piatã, Rio de Contas, Lencóis, Mucugê e Barra da Estiva. No mês de maio, a Caravana seguirá para a região Oeste do estado.

 

Foto: Diego Sobreira/Ascom Sema

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos