STF muda critérios para repasse para educação a estados e municípios
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (15) mudar os critérios para repasse aos estados e municípios dos recursos arrecadados com a cobrança do salário-educação das empresas.
Com a decisão, estados do Nordeste vão receber mais recursos para investimentos na área a partir 1º de janeiro de 2024.
A Corte finalizou o julgamento de uma ação protocolada em 2009 por nove estados do Nordeste. Na ação, os governos estaduais contestaram os critérios de transferência dos recursos arrecadados com a cobrança do salário-educação, contribuição social paga pelas empresas para financiar a educação pública.
Para os estados, os critérios de rateio com base no número de alunos matriculados e na origem da arrecadação da contribuição beneficiam os estados mais industrializados. As cotas são transferidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Por 7 votos a 4, prevaleceu o voto do relator, ministro Edson Fachin, para quem o critério de origem da arrecadação do salário-educação afeta a qualidade do ensino oferecido pelos estados que recebem repasses menores.
Conforme a tese de julgamento aprovada pelos ministros, a partir de 1º de janeiro de 2024, as cotas estaduais e municipais devem ser integralmente repassadas pelo FNDE somente de acordo com o número de matrículas na rede pública.
Informações da Agência Brasil / Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Ultimas notícias
Após agenda intensa no final de semana, ACM Neto ultrapassa marca de 200 cidades visitadas no interior
08/08/2022 16:46Ministro da Defesa diz que indicará substituto para militar excluído da fiscalização das eleições
08/08/2022 16:10Jerônimo Rodrigues afirma que será implacável no cumprimento da lei e no enfrentamento dos grupos criminosos
08/08/2022 15:38TSE exclui técnico da Defesa de inspeção a sistemas de votação
08/08/2022 15:05Livro sobre Herzem Gusmão é lançado em Vitória da Conquista
08/08/2022 14:32Ver todas as notícias