26 de Abril de 2024

Em parceria com a CIPPA, Inema realiza ação de fiscalização nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré

O Instituto de Meio Ambiente e Recurso Hídrico (Inema) está realizou entre os dias 31/01 e 01/02 uma operação de fiscalização ambiental da fauna nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. A ação acontece em uma articulação entre a Coordenação de Gestão de Fauna (CGFAU),  com a UR Sul e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental – CIPPA.

A ação teve como objetivo a conservação da fauna silvestre e a redução de animais em cativeiro. Foram apreendidos cerca de 35 pássaros da fauna brasileira. Alguns dessas aves, após avaliação clínica e comportamental pelo veterinário Caio Vinicius Barreto do Centro de Triagem de Animais Silvestre – CETAS, foram reintroduzidos na natureza na Área de Soltura de Animais Silvestre (ASAS), em Uruçuca.

Além dessas ações foi realizado um diagnóstico prévio das comunidades no entorno da área de soltura para que sejam realizadas ações de educação ambiental que têm como objetivo sensibilizar as comunidades quanto à importância de manter os animais silvestre em vida livre.

Para a bióloga da CGFAU, Rosane Barreto, “a educação ambiental através de diálogo participativo contribuirá para que as pessoas tenham conhecimento sobre a fauna silvestre e sua função no seu habitat e que a retirada de um desses animais  da natureza compromete todo equilíbrio ecológico”.

Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema, através do número: 08000 71 1400. Em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos