28 de Abril de 2024

Moraes manda desbloquear perfis de Zambelli nas redes sociais

O presidente do Tribunal Superior Eleitora (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou a liberação das contas nas redes sociais da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que estavam suspensas desde novembro do ano passado. A decisão vale para os perfis no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube, no Telegram, no Tiktok, no Gettr, no Whatsapp e no LinkedIn.

O magistrado justificou no documento, assinado em 1º de fevereiro, que a liberação das contas se deve à “cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral”.

Em 1º de novembro de 2022, o TSE restringiu as redes sociais da parlamentar, depois que Zambelli se manifestou contrariamente aos resultados da eleição para a Presidência no passado. À época, o TSE revelou que as postagens teriam teor para “incentivar comportamentos ilegais e beligerantes, atraindo, como consequência, a possibilidade de episódios violentos”.

Moraes afirma, na nova decisão, que Carla Zambelli deixou de publicar postagens que poderiam tumultuar o processo eleitoral, mas destacou que o discurso de liberdade de expressão não pode ser usado como “escudo protetivo para a prática ameaças, infrações ‘atos ‘antidemocráticos’ e atividades ilícitas”.

O ministro também fixou uma diária de R$ 20 mil caso Zambelli continue a publicar mensagens “incentivadoras de golpe militar, atentatórios de à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito”.

Até a publicação desta matéria, não houve a reativação das redes sociais congressista.

 

Informações da Revista oeste / Foto: Divulgação Câmara dos Deputados

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos