29 de Abril de 2024

Lula escolhe política econômica que já deu errado antes, diz ex-presidente do BC

O ex-presidente do Banco Central (BC), Gustavo Loyola, afirmou que Lula (PT) tem optado por uma política econômica que se mostrou equivocada no passado e que não há motivos “racionais” para a mudança de postura em relação ao seu primeiro mandato, em 2003.

A declaração foi feita por Loyola em entrevista à CNN Brasil na manhã desta terça-feira (07).

“Talvez a questão do presidente Lula com o BC seja mais psiquiátrica do que de fato econômica. Não sei porque Lula busca um modelo que deu errado e abandona um modelo que deu certo”, disse o ex-presidente do BC.

“O primeiro mandato dele foi muito bom em termos econômicos. Se ele não interferiu no BC no primeiro mandato, por que vai interferir agora? Só porque o BC tem uma autonomia formal? Eu acho que é difícil de explicar a atitude do presidente do ponto de vista racional. A verdade é que ele está escolhendo o modelo que deu errado, da ex-presidente Dilma Rousseff”, afirmou.

De acordo com Loyola, o BC desempenha um “excelente trabalho” no controle da escalada inflacionária e “tem toda razão em manter juros em 13,75%”.

“As expectativas de inflação estão acima da meta, as perspectivas são negativas do ponto de vista fiscal e as próprias palavras do presidente da República, totalmente equivocadas, só fazem piorar a situação, porque aumentam as incertezas, afetam preços dos ativos, e isso dificulta o trabalho do BC”, afirmou o ex-ministro.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução/CNN Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos