29 de Abril de 2024

Em discurso, Lula vê lado bom na escravidão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante seu discurso que a escravidão teve consequências boas no Brasil. A declaração foi dada nesta terça-feira, 14, durante a 52ª Assembleia-Geral dos Povos Indígenas de Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol.

A fala veio no momento em que o petista tratava de uma suposta narrativa construída por europeus colonizadores, que teriam dito que os indígenas brasileiros eram preguiçosos, daí a necessidade do tráfico de escravos no Brasil.

“Resolveram contar a história que os índios eram preguiçosos, e portanto era preciso trazer o povo negro da África para produzir neste país”, afirmou Lula. Toda desgraça que isso causou ao país, causou uma coisa boa, que foi a mistura, a miscigenação.”

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também se manifestou, lembrando que uma declaração dada pelo presidente, se partisse de outros políticos, teria repercussão potencializada pela mídia. “Lula diz que a escravidão de negros trouxe algo de bom para o Brasil. Imagina se fosse Bolsonaro falando isso, a histeria coletiva já estaria acontecendo”, disse Jordy.

A afirmação do petista recebeu diversas críticas nas redes sociais e gerou repercussão negativa, principalmente em grupos da militância de esquerda. A declaração dada por Lula sobre a escravidão alcançou os assuntos mais comentados do Twitter durante o dia.

 

Informações da Revista Oeste / Foto: Divulgação Funai

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos