29 de Abril de 2024

"Comissão de Meio Ambiente vai apurar a legalidade", diz Leandro de Jesus sobre instalação de empreendimento na Ilha de Boipeba

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) afirmou que está apurando todas as informações sobre a instalação de um megaempreendimento na Ilha de Boipeba, no município de Cairu, e que estará na localidade nos próximos dias para ouvir a comunidade local.

O empreendimento "Ponta dos Castelhanos", que seria instalado em uma área de proteção ambiental, que compreende áreas de mata atlântica, manguezais e restingas, tem sido alvo de protestos. De acordo com o parlamentar, a Assembleia Legislativa terá papel fundamental para a fiscalização e adiantou que a Comissão irá oficiar todos os órgãos responsáveis por questões ambientais, como a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para a análise das licenças.

"Estamos em contato com moradores locais que afirmam que o empreendimento trará danos irreversíveis à Ilha. Não podemos permitir que isto aconteça. É preciso critério e legalidade para qualquer situação. A Comissão, bem como a Assembleia, estará atenta e cobrará do Governo do Estado posicionamento firme sobre esta situação. Nos próximos dias estaremos em Boipeba para conferir de perto", disse Leandro, que afirmou que tem recebido denúncias sobre o forte impacto que a obra pode gerar na região.

A empresa Mangaba Cultivo de Coco é responsável pelo projeto imobiliário que conta com 69 lotes, 25 casas assistidas, 2 pousadas de 25 quartos, aeroporto, além de uma grande estrutura náutica e um campo de golfe.

Audiência Pública - Durante a reunião da Comissão, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), o colegiado aprovou a realização de uma audiência pública para tratar sobre tema, bem como para colher informações dos órgãos competentes sobre a licença ambiental e os impactos ao meio ambiente que o empreendimento podem causar na região. A mesma está marcada para acontecer no dia 5 de abril, às 11h, horário regimental das reuniões da comissão.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos