03 de Maio de 2024

Mourão diz que Governo Lula quer tratar militar como 2ª categoria

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), disse que a proposta do governo Lula de barrar militares da ativa em cargos políticos visa tratá-los como “cidadãos de segunda categoria”, e que a ideia de acabar com operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) “é só para tacar fogo no parquinho”. 

“Se você tem uma pessoa dentro do Exército, Marinha ou Força Aérea com competência específica para um cargo, você vai deixar de usar aquele servidor que nós, a nação, treinamos, conseguimos os meios para ele estudar e se aperfeiçoar? ‘Não, eu vou deixar esse cara aqui, ele só serve para ir para a guerra’”, disse Mourão em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada no sábado (18).

“Na realidade, ela quer tratar os militares como cidadãos de segunda categoria. A legislação é muito clara: se o militar vai concorrer a um cargo eletivo, ele vai ter que se filiar a um partido político […] e entrar em licença [na Força]”, disse Mourão.

Senador também falou sobre o caso das joias dadas pela Arábia Saudita ao governo Bolsonaro. Disse que não teve conhecimento da situação enquanto era vice-presidente.

“Eu estou acompanhando esse caso por aquilo que vem sendo publicado na imprensa porque eu jamais tive conhecimento dessa situação enquanto era o vice-presidente. Você tem em tese o transporte de um material que era um presente para o presidente da República e sua esposa que poderia ter sido feito pela mala diplomática, de outras formas. Se tem alguém que transportou isso da forma que não era correta, essa pessoa vai terminar pagando”, disse Mourão.

“Eu não sei. O ministro Bento não é nenhuma criança, né? Ele já prestou depoimento à Polícia Federal, que eu desconheço o teor. Conheço o caráter do ministro Bento e ele não ia se propor a fazer nada que fosse ilegal”, disse o congressista.

Senador disse acreditar que Bolsonaro conseguirá explicar o caso. “Eu acho que é uma coisa simples. O TCU já deu 5 dias de prazo”, falou. “Parte delas [das joias] está lá na Receita Federal, no aeroporto de Guarulhos. É só recolher e mandar para o acervo da Presidência. Aquele outro pacote que teria ficado com o presidente, ele entrega e acabou. Morre o assunto”, disse.

Ao ser qustionado sobre o que recebeu enquanto era vice-presidente, Mourão respondeu: “Tudo que recebi foi boné, sacola”. Ele disse ainda que os presentes de maior valor ficaram no acervo da Vice-Presidência.

 

Informações da Gaztea Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos