28 de Abril de 2024

Presente no 2º dia do Origem Week, Lídice da Mata relembra PL que estabelece percentual mínimo de cacau nos chocolates

Após o governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior (MDB), ter participado da cerimônia de abertura do “Origem Week — Feira de Origem e Negócios”, na quinta-feira (30), foi a vez de a deputada federal Lídice da Mata (PSB) marcar presença no evento, realizado no Centro de Convenções, até o domingo (2).

Lídice enalteceu a iniciativa da MVU Empreendimentos/Grupo M21, que, em parceria com o governo do estado, reúne mais de 200 expositores e 250 marcas de diversos municípios baianos e estados convidados. “Muitos produtores aqui não teriam condições de fazer uma feira específica, então, misturam-se o cacau, o queijo, o vinho… Isso faz com que o produtor se aproxime do consumidor”, afirmou a deputada. 

Também fazem parte programação eventos já consagrados, como o Chocolat Salvador Festival. Nesse sentido, a parlamentar baiana relembrou o projeto de lei (PL) 4.617/2019, de sua autoria e que estabelece um percentual mínimo de cacau nos chocolates. Além disso, torna obrigatória a informação sobre o teor de cacau nos rótulos, embalagens e peças publicitárias desses produtos, nacionais e importados, comercializados no país.

“O PL é para garantir que, no Brasil, seja obrigatório ter 35% de amêndoa no chocolate, para que, assim, o produto nacional possa disputar o mercado internacional, que tem esse índice como padrão”, explicou Lídice. “Pesquisas que se desenvolvem hoje comprovam as capacidades nutricional e medicinal do cacau”, acrescentou ela.

Até o domingo, turistas e soteropolitanos podem apreciar produtos de origem, gourmet e artesanais, com programação diária do Show Cooking, que traz grandes nomes da gastronomia nacional e internacional.

Além disso, a garotada aproveita o Kids Cooking em cinco horários diários, das 15h às 19h, com a chocolatier Tia Pri, especialista em gastronomia funcional e infantil. O ingresso no evento pode ser trocado por 1 quilo de alimento não perecível.

Programação deste sábado (1º)
A programação começa normalmente, às 14h, com abertura da feira pro público. O Show Cooking começa às 14h30 com Chef Josenilton Santos, segue às 16h com o Chef Thiago Sá e continua às 17h30 com o Chef belga  Laurent Rezette. À noite, às 19h, o espaço é comandado pela Chef argentina Mariana Corbetta e às 20h30 pela Chef Maria Helena. 

O Lounge Origem recebe às 15h a programação “Laticínios Mais vida”. Às 17h tem a “Experiência Estrada do Chocolate, Costa do Cacau”. Em seguida, às 19h, acontece o “Desfile Moda Artesanal”, da Setre. Fechando a noite, às 20h, tem o “Quilombo Art e Moda”, com base na estética Africana.

Também no sábado, o Auditório Origem Day conta com a palestra “Alimentos funcionais”, do Cimatec, às 14h. Às 15h tem o Selo Arte "como aderir", com a Médica Veterinária Maria Cristina Brito. Mais tarde, às 16h, tem a “Cozinha 4.0 - Gestão de Negocios Gatronomicos”, com Josenilton Santos. Em seguida, às 17h, Debora Rodrigues, Jussara Dantas e Valda Aroucha comandam o “Mulheres empreendedoras no mercado de produtos do Brasil”. Para encerrar a noite, às 18h, acontece o evento “Turismo, Cacau e Chocolate: experiências autênticas na costa do cacau”.

Sobre o Origem Week
Na programação ocorrem eventos já consagrados como o Chocolat Salvador Festival, Salão do Café, Bahia Descobre a Bahia e Origem Brasil, bem como os lançamentos da Ilha do Mel e o Wine Road Show, apresentando marcas baianas, nacionais e importadas. 

Para ter acesso à programação, os interessados devem realizar um cadastro no site origemweek.com.br. O ingresso no Centro de Convenções pode ser trocado por 1 quilo de alimento não perecível. Os donativos arrecadados serão destinados às instituições de caridade cadastradas.

Durante quatro dias, a agricultura familiar, produtores de pequeno, médio e grande porte, representantes do poder público, privado e da sociedade civil organizada poderão compartilhar experiências e divulgar as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente destas atividades.

O Origem Week 2023 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceira com o governo da Bahia, por meio da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri. 

Grande sucesso de público, o festival caiu no gosto de baianos e turistas já faz parte do calendário de eventos do estado.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos