11 de Maio de 2024

Sindicato dos Vigilantes repudia conduta da SEC: “Não quis ouvir a versão do profissional”

O Sindicato dos Vigilantes do Estado da Bahia protesta contra a Secretaria da Educação por não ter ouvido a versão do profissional no suposto caso de agressão a um estudante da Escola Alípio Franca, em Salvador. De acordo com a entidade, não houve apuração, tampouco direito de defesa ao trabalhador. 

“O Sindvigilantes/BA, entidade legalmente representativa dos vigilantes baianos, vem a público repudiar veementemente toda a forma de violência, em especial as ocorridas na dependências do Colégio Estadual Alípio Fraca, envolvendo o vigilante membro da nossa categoria e um aluno da referida unidade educacional. Nossa solidariedade a todos os envolvidos e também ao colega vigilante, colocando de pronto o setor jurídico do nosso Sindvigilantes/BA à disposição, pois entendemos que a punição sumária aplicada pela Empresa MAP e pela SEC/BA, é desproporcional e fere o princípio da legalidade”, disse o sindicato em nota publicada nas redes sociais.

A entidade alega que o vigilante foi banido do serviço e impedido de trabalhar de forma arbitrária, sem direito a uma sindicância e sem levar em conta o quadro de saúde mental do trabalhador. Segundo o Sindvigilantes , mais de 2,6 mil profissionais atuam nas unidades escolares da SEC/BA, se dedicando sobretudo em proteger o patrimônio público e a vida de milhares de crianças e adolescentes.

O sindicato chama ainda a atenção para as péssimas condições de trabalho oferecidas pelas empresas terceirizadas, além de fornecer “o pior plano de saúde, o pior fardamento, bem como ambientes insalubres (calabouços) para o descanso, a falta de treinamentos específicos para atuar e lidar com crianças e adolescentes, além do risco de atuar em unidades escolares localizadas em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas”. 

Ainda segundo o Sindvigilantes, A SEC/BA e o governador Jerônimo Rodrigues precisam tomar as providencias cabíveis, deixar de proteger uma empresa que atua no Estado desde 2008, vitimando os vigilantes e pensar no aspecto humanitário de cada trabalhador. 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos