29 de Abril de 2024

Oposição articula derrubada de decretos de Lula que alteram regras do Novo Marco do Saneamento Básico

Os deputados e senadores de oposição ao Governo Lula (PT) articulam a derrubada de dois decretos editados pelo presidente petista que alteraram regras previstas no Novo Marco do Saneamento Básico, sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020.

Na semana passada, Lula assinou duas medidas que modificaram a regulamentação da lei. Empresas estatais poderão manter contratos sem licitação com municípios após o decreto petista.

O Novo Marco Legal do Saneamento Básico previa que novas contratações para a prestação do serviço só poderiam ser feitas por meio de abertura de concorrência, com igualdade de condições entre os setores públicos e privado.

A principal crítica contra as decisões de Lula diz respeito à quebra de diretrizes estabelecidas em lei, o que gera insegurança para as empresas.

Na última segunda-feira (10), o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), apresentou um projeto que suspende os efeitos dos decretos de Lula.

O senador lembra na justificativa que o Novo Marco do Saneamento Básico foi questionado no STF e que a Corte rejeitou ações que contestavam a lei.

Marinho afirma ainda que a possibilidade de prestação de serviço por estatais sem licitação fere a legislação em vigor.

“Essa interpretação da lei não é possível por várias razões. A lei prevê a prestação direta apenas por ‘consórcios intermunicipais de saneamento básico, exclusivamente composto de municípios, que poderão prestar o serviço aos seus consorciados diretamente, pela instituição de autarquia intermunicipal'”, diz o senador no pedido.

Ainda não há uma previsão para a votação do projeto de Marinho no Senado.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: José Cruz/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos