28 de Abril de 2024

Jornalistas são agredidos por seguranças de Maduro

O encontro da União de Nações Sul-americanas (Unasul) acabou na noite desta terça-feira, 30, com agressões de jornalistas por parte de seguranças do ditador venezuelano Nicolás Maduro e de agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou o episódio.

Uma das jornalistas agredidas foi Delis Ortiz, da Rede Globo em Brasília. De acordo com as informações do portal G1, que pertence ao Grupo Globo, um segurança do GSI desferiu um soco no peito da repórter.

Ainda segundo o G1, outros profissionais da imprensa sofreram agressões em pleno Palácio Itamaraty — sede do MRE e onde ocorreu o encontro da Unasul, que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Maduro e outros chefes de Estado dos países da América do Sul. Esses outros jornalistas, que não tiveram as identidades reveladas até o momento, foram, de acordo com o veículo do Grupo Globo, agredidos por seguranças do ditador da Venezuela.

“A TV Globo afirmou que repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza com a repórter Delis Ortiz e aguarda as providências a serem tomadas pelo Palácio do Planalto para a punição dos responsáveis e para evitar que episódios como este se repitam”, afirma o G1.

A confusão que culminou nas agressões de jornalistas ocorreram ao fim do evento da Unasul, precisamente no momento em que o político venezuelano concedida entrevista coletiva ao lado de Lula.

Em nota, o MRE confirmou que jornalistas sofreram agressões físicas em meio à cobertura do encontro da Unasul. O Itamaraty, contudo, não citou quem foram os responsáveis pelas agressões.

“O Ministério das Relações Exteriores lamenta o incidente no qual houve agressão a profissionais de imprensa, ao final da Reunião de Presidentes da América do Sul”, informa o MRE. “Providências serão tomadas para apurar responsabilidades.”

 

Informações da Revista Oeste / Foto: Reprodução

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos