29 de Abril de 2024

Bicentenário do Dois de Julho: Projeto de Lei propõe retomar nome do Aeroporto Internacional de Salvador

Em comemoração ao bicentenário do Dois de Julho, marco da independência do país, o deputado Joseildo Ramos (PT) apresentou na Câmara, em conjunto com a deputada Lídice da Mata (PSB), uma proposta para retomar o nome original do Aeroporto Internacional de Salvador, nesta quinta-feira (22). O Projeto de Lei de autoria de Joseildo e Lídice revoga a Lei nº 9.661, de 16 de junho de 1998, que alterou o nome do Aeroporto Dois de Julho para Deputado Luís Eduardo Magalhães, em razão da prematura morte do político baiano.
 
Além de propor a mudança no nome do equipamento federal para Aeroporto Internacional de Salvador – Dois de Julho, Joseildo e Lídice encaminham sugestão à Câmara de Vereadores de Salvador para que a praça em torno do aeroporto, hoje denominada Gago Coutinho, tenha seu nome alterado para homenagear o ex-deputado baiano, filho do senador Antônio Carlos Magalhães.
 
Os parlamentares justificam a iniciativa lembrando que o Dois de Julho é um dos acontecimentos mais importantes da história do estado e do país, pois é a data que marca a independência do Brasil na Bahia, conquistada no ano de 1823. Ambos reconhecem que o deputado Luís Eduardo Magalhães, falecido prematuramente em 21 de abril de 1998, era um parlamentar respeitado e de futuro político promissor, mas ressaltam a importância da mudança.  

“Nada pode substituir a luta coletiva e a história de um povo. Teremos todo cuidado para preservar a homenagem a Luís Eduardo, mas achamos que o bicentenário do Dois de Julho é a oportunidade de fazer esse reparo, sem revisionismo e sem conotação político-partidária. Se a gente quer que o país passe a reconhecer a luta dos baianos na independência, devemos começar por aqui”, destacou Joseildo.

 

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos