02 de Maio de 2024

Sema fecha parceria de cooperação para pagamento por Serviços Ambientais

Em reunião realizada na última segunda-feira (3), a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) firmou uma parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização de Conservação da Terra (OCT) para o desenvolvimento do Projeto CompensAÇÃO (Cacau+Floresta).

Os municípios da Região Cacaueira do Sul da Bahia serão contemplados pela iniciativa, que atualmente está na etapa de estruturação e mapeamento das áreas a serem contempladas.

O Cacau+Floresta será executado pela OCT, por meio de uma doação de 4,6 milhões de dólares do governo da Alemanha. O FIDA é o responsável pela contratação da instituição e irá realizar a supervisão do projeto. A Sema vai monitorar a ação em todas as suas etapas, dentro do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA).

Presente na reunião, o secretário Eduardo Mendonça Sodré Martins destacou a importancia da parceria para o estado, destacando as primeiras ações da iniciativa na região.

“Em um primeiro momento, a iniciativa tem o objetivo de impactar 12 mil hectares de áreas em imóveis rurais de 2 mil famílias beneficiadas, sendo 5 mil hectares com proteção dos remanescentes florestais da Mata Atlântica Sul da Bahia excedente a Área de Preservação Permanente (APP), conhecido por Cabruca”, disse.

Além disso, outros 1 mil hectares com certificação das APP em processo de restauração florestal, 150 hectares com implantação de Sistemas Agroflorestais com cacau, 100 hectares com restauração florestal de APP hídrica e 700 hectares com Implantação de quintal agroflorestal biodiverso + fossa séptica também deverão ser contempladas pela iniciativa.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos