29 de Abril de 2024

Com foco na conservação da natureza, Governo do Estado lança o Prêmio Bahia Sustentável 2023

Neste dia 28, que comemora-se o Dia da Conservação da Natureza, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Bahia deu mais um passo rumo a um futuro sustentável. O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) anuncia que será disponibilizado no Diário Oficial deste sábado (29), o lançamento da 1ª edição do Prêmio Bahia Sustentável 2023.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 14.225/2012 e custeado com recursos do Fundo de Recursos para o Meio Ambiente – FERFA, o Prêmio Bahia Sustentável tem como objetivo estimular e divulgar as melhores iniciativas e ideias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, com foco na conservação do meio ambiente, no Estado da Bahia. 

Nesta primeira edição serão premiados 6 (seis) projetos, ações, ideias e iniciativas, em 3 categorias: Ideia Sustentável; Tecnologia Social Sustentável e Gestão Municipal Sustentável, divididas em 2 subcategorias, cada. 

As inscrições iniciam a partir deste sábado (29/07) e será disponibilizada no site da Sema, após a publicação do Edital de lançamento no Diário Oficial do Estado da Bahia.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, reforça a importância da data comemorativa e afirma que o lançamento é apenas mais uma das iniciativas sustentáveis que a pasta busca implementar durante a gestão atual. "Hoje é uma data bastante importante para refletirmos sobre qual meio ambiente queremos para o nosso futuro. Por isso escolhemos justamente este Dia Mundial da Conservação da Natureza para divulgarmos o Prêmio Bahia Sustentável 2023. Desde o lançamento do Bahia Mais Verde, programa que norteia a gestão ambiental do Governo do Estado, trabalhamos com ideias para fazer com que o nosso estado evolua cada vez mais com foco no desenvolvimento sustentável e conservação da natureza. Esta sim é a Bahia que queremos, uma Bahia mais viva, que busca por soluções sustentáveis para as futuras gerações", avalia o gestor.

Confira abaixo os critérios para a participação:
• Poderão concorrer ao Prêmio Bahia Sustentável 2023 empresas, universidades e faculdades públicas e privadas, pesquisadores, centros de pesquisa, organizações do terceiro setor e Municípios; 
• Serão elegíveis projetos, ações, ideias e iniciativas desenvolvidas no Estado da Bahia, iniciados a partir de janeiro de 2020, em fase de finalização ou concluídos; 
• Os três finalistas de cada categoria/subcategoria do Prêmio Bahia Sustentável 2023 receberão um certificado, atestando sua condição de finalista no concurso e será concedido o direito ao uso do “Selo Prêmio Bahia Sustentável 2023: Finalista”; 
• Os vencedores de cada categoria/subcategoria do Prêmio Bahia Sustentável 2023 serão contemplados com um troféu e com a oferta de uma viagem técnica nacional para conhecer experiências inovadoras no país e será concedido o direito ao uso do “Selo Prêmio Bahia Sustentável 2023: Vencedor”.

Os projetos, ações, ideias e iniciativas finalistas e vencedoras passarão a compor o Banco de Projetos do Prêmio Bahia Sustentável, disponível no sítio eletrônico da premiação. 


Os vencedores e finalistas do Prêmio Bahia Sustentável 2023 ganharão ainda reconhecimento com a divulgação de seus trabalhos em meio eletrônico e impresso, nos sites institucionais e redes sociais do Estado e na Cerimônia de Premiação, evento a ser realizado em dezembro de 2023.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos