10 de Maio de 2024

Em 1ª decisão como ministro do STF, Cristiano Zanin livra de punição acusados de estelionato

Na terça-feira (08), o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, assinou a sua 1ª decisão como ministro da Suprema Corte. O indicado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) extinguiu a punição de um casal acusado de estelionato.

Zanin decidiu contra um recurso apresentado pelo Ministério Público do do Rio Grande do Norte (MPRN), que pedia a cassação de acórdão do TJ-RN determinando o fim do caso, e por consequência, também trancou a ação penal contra os acusados de estelionato.

Zanin concedeu um habeas corpus ao casal de ofício, ou seja, sem que fosse provocado.

O novo ministro do STF fundamentou a sua decisão alegando entendimento da Corte de que é necessária a representação da vítima (quando ela manifesta desejo de ver o autor do crime punido) para prosseguir com a ação penal por estelionato.

Zanin avaliou em sua decisão que a vítima havia feito uma renúncia expressa ao exercício da representação contra o casal.

“Posto isso, não conheço do recurso ordinário em habeas corpus, mas concedo a ordem, de ofício, para restabelecer o acórdão do TJRN que extinguiu a punibilidade”, disse o magistrado em sua decisão.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos