29 de Abril de 2024

Aliado de Lula, deputado baiano pede convocação de dois ministros na CPI do MST

Embora pertença à base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, o deputado baiano Paulo Magalhães (PSD) pediu que dois ministros influentes do Planalto sejam convocados a prestar depoimento para a CPI do MST na Câmara. O primeiro alvo do parlamentar, titular da comissão que investiga a onda de invasões do movimento este ano, é Alexandre Padilha, chefe da pasta de Relações Institucionais e responsável pela articulação política do governo. No requerimento, Magalhães alega que o objetivo da convocação é esclarecer a posição de Padilha sobre as ações em propriedades privadas ou destinadas a pesquisas, a exemplo da fazenda da Embrapa invadida duas vezes pelos sem-terra em Pernambuco.

O segundo pedido tem como destinatário o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Por trás da tentativa de convocá-lo, estão os planos de Haddad para impulsionar a reforma agrária com terras cujos donos possuem dívidas junto à União, apresentados durante encontro com dirigentes do MST em abril.

A ofensiva de Paulo Magalhães surpreendeu deputados da bancada baiana, tanto da base governista quanto da oposição, e parlamentares do PSD, que viram fogo amigo nos pedidos contra dois ministros próximos a Lula. Ainda que os requerimentos sequer tenham entrado na pauta de votações da CPI do MST, a avaliação é de que, diante do histórico de derrotas do governo no colegiado, ambos serão aprovados ou no mínimo transformados em convite. Foi o que aconteceu com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, e o comandante-geral da PM, Paulo Coutinho, ouvidos ontem pela comissão.

 

Informações da Coluna Satélite/CORREIO / Foto: Laycer Thomaz / Agência Câmara

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos