27 de Abril de 2024

SEC pressiona professores da rede estadual com aviso de registro de ausências

As ausências dos professores da rede estadual de ensino serão registradas durante os dias em que a paralisação durar no estado, conforme ofício da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), emitido na última quarta-feira (16). A categoria alega pressão por parte do governo, que ignora o pagamento dos juros e mora dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (Fundef). Em vídeo, a secretária da pasta, Adélia Pinheiro, convocou todos os professores para voltarem às salas de aulas. "Não é justificável a interrupção das aulas com base no pagamento dos precatórios do Fundef", disse Pinheiro em trecho da gravação enviada ao CORREIO.

O professor e sindicalista Marco Aurélio Farias, do município de Santa Maria da Vitória, no oeste baiano, enxergou o envio do ofício como uma forma de pressionar os profissionais que decretaram paralisação até o dia da votação do Projeto de Lei dos Precatórios, prevista para a próxima terça-feira (22). "Esse ofício é um instrumento de coação contra a categoria, contra o direito de manifestação e de greve dos trabalhadores de educação", disse Farias, ressaltando que a paralisação foi estabelecida pela entidade sindical, legítima representante dos profissionais da educação.

De acordo com o ofício da SEC, as unidades escolares devem manter o funcionamento e o horário de aulas previstos. "As ausências de professores e funcionários serão diariamente registradas e informadas", diz trecho do comunicado.

 

Informações do CORREIO / Foto: Divulgação/APLB

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos