28 de Abril de 2024

Mantendo acesso gratuito, Governo do Estado assina contrato de concessão do PESC

Foi assinado na manhã desta segunda-feira (21), por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o contrato entre o Governo do Estado e a Farah Service objetivando a concessão do Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), localizado nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. A ideia é que com a concessão dos serviços de apoio à visitação, precedida da realização de investimentos destinada à requalificação, modernização, operação e manutenção do PESC, o turismo ecológico na região seja impulsionado, mas sem custo adicional para população.

Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na região sul da Bahia, o PESC é um dos principais parques estaduais do estado. Um dos pontos da parceria, segundo o secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins é que, mesmo com esses novos atrativos para auxiliar na preservação do parque, a população seguirá visitando o local sem custos.  

“O acesso gratuito ao Parque sempre foi uma questão inegociável do Governo do Estado e, felizmente, assinamos hoje o contrato com essa questão já resolvida. A concessão do Parque Estadual da Serra do Conduru é uma situação bem mais ampla do que uma simples assinatura de contrato para prestação de serviço. Existe um olhar de sensibilidade do Governo do Estado norteando a educação ambiental também pautada em pesquisas científicas e acredito que esse ato trará uma abrangência sustentável para o uso público do parque, com melhorias na estrutura e também com a implementação de novos atrativos, além de impulsionar a economia local, mas sempre respeitando todas as regras ambientais de conservação”, disse o secretário.

Gestor do PESC, o especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Marcelo Barreto lembra que o Parque do Conduru é uma das maiores biodiversidades do planeta e que por muito tempo o governo trabalhava em ideias para manter a preservação da fauna e flora local. “Esse momento traz várias expectativas de vantagens aos visitantes [do parque] de um modo geral. O principal objetivo da unidade seria a preservação dos ecossistemas e garantir esses processos. Portanto, para o Estado é um momento histórico e para Unidade de Conservação também”, salientou Barreto.

Já a técnica do Inema e gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa de Itacaré/Serra Grande, Erika Campos, lembra que as atividades administrativas que são tocadas pelo governo seguem normalmente.  “Nossa função enquanto gestores vai continuar com a fiscalização, os projetos e conduzir a gestão das UCs de acordo com a lei. O Estado continua à frente da gestão do parque. Vamos trabalhar de agora em diante para valorizar ainda mais e fazer com que  mais pessoas conheçam o Parque da Serra do Conduru que  é uma das maiores biodiversidades do planeta”, afirmou a técnica. 

A Farah Service já atua com gestão de equipamentos públicos há 36 anos e, hoje no Brasil, é responsável por mais de vinte milhões de metros quadrados de área urbana, em mais de cinco mil praças e mais de 300 equipamentos espalhados pelo país. 

“Temos a ciclovia da Marginal Pinheiros, que é a ciclovia Franco Montoro, parque também da marginal de Pinheiros que é o Parque Bruno Covas, esse é o maior projeto de limpeza de um rio hoje na atualidade no mundo, além de ser o maior em mobilidade alternativa da América Latina e o maior projeto de regeneração humana de uma cidade”, ressalta o sócio-fundador da empresa, Michel Farah.

Ainda segundo o empresário, a Farah detecta o que uma comunidade necessita. “Fazemos parcerias que chamamos de CPP (Comunidade, Público e Privado), além de vermos o que a comunidade necessita. Também procuramos saber o que os órgãos públicos necessitam, conectamos os dois e procuramos soluções em conjunto. Portanto, 100% dos projetos que a Farah Service faz são gratuitos para as comunidades e para o governo, o que não vai ser diferente nessa concessão, que é a primeira concessão do gênero no estado da Bahia, além de ser a primeira concessão no Brasil de um parque Nordeste”, disse o empresário. 

Como próximo passo após o ato de assinatura, seguindo o regimento firmado em contrato, a Farah Service apresentará um plano de trabalho e projeto de intervenção mostrando como tudo vai ser construído.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos