28 de Abril de 2024

Lula cria o 38º ministério, mas continua enrolando o Centrão

Os jornais estão noticiando que o Departamento Jurídico do Senado disse que a CPI mista pode, sim,  fazer uma delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordem de Bolsonaro, e que pode propor a "redução da pena". Como assim "da pena"? Uma coisa assim, fantasiosa, fantasiosa. E a mesma notícia publica como se fosse uma aberração o fato de que ele estava preso e movimentou conta bancária. Ora, tendo o celular a gente movimenta a conta bancária, tendo uma conta conjunta a gente movimenta a conta bancária. E foram grandes movimentações, assim, de investir 15 mil, que deve ser uma parte do soldo. E tratam do investimento como se fosse uma descoberta acusatória. Investimento de 475 mil no total.

Gente, carreira militar, com 27 anos de serviço, e com R$ 475 mil só ressalta que estão sendo mal pagos, né? É terrível. E outra coisa, delação premiada, como assim? É desconhecer a formação de oficiais do exército brasileiro. É desconhecer o que é feito na Academia Militar das Agulhas Negras, o preparo, o valor moral, a carreira, o respeito ao superior e o respeito ao subordinado. Isso é uma coisa, assim, sagrada. Então, por isso que eu digo: fantasia.

Novo ministério

Vejam só, agora temos o 38º ministério, só que ninguém quer. O Centrão não quer. O Ministério da Micro e Pequena Empresa. O sonho, assim, dos estatizantes é: bom, vamos criar ministério e vamos resolver a pequena e média e microempresa. Vamos resolver um ministério assim, paternalista, para atender a clientela. Só que não vai resolver, todo mundo sabe disso. Só vai gastar mais, porque a pequena e média empresa vai continuar pagando imposto para sustentar o trigésimo oitavo ministério. Só falta mais um para empatar com a Dilma. E o Centrão não quer. Só que tem dois ministros do Centrão que estão esperando há um mês o ministério. Eles já são ministros, só que ministros sem pasta.

Eu sou do tempo que havia ministro sem pasta. E estava lá, o deputado Fufuca, e o deputado Silvio Costa Filho, que abandonaram seus eleitores, abandonam aí 135 mil e 150 mil patrões, trocaram por um patrão. Eu não sei como é que eles vão explicar para os seus eleitores depois que os abandonaram. E, apesar de tão esperando, eles não querem qualquer ministério. Querem ministério de peso. E Lula não consegue, tá?

Sempre que ele vai viajar, ele diz que na volta da viagem vai resolver. Já está há uns dois meses falando nisso pra atender o Centrão, para receber os votos do Centrão na Câmara e no Senado. Mas é uma viagem atrás da outra e não resolve. Agora dizem que é quarta-feira, que é agora que ele vai resolver. Vamos ver o que vai sair dessa cartola de Lula mágico para atender, né? Acho que vai.

Um deles quer o de Portos e Aeroportos, onde está o ex-governador de São Paulo do Partido Socialista, Marcio França, que talvez ganhe outro o ministério de Ciência e Tecnologia, onde está uma ministra. Ela vai ter que sair, vai pegar outro ministério, talvez o das mulheres. Aí o das mulheres vai sair. Eu não sei se atender ao Centr?o vai deixar quantas pessoas desempregadas.

Sete de Setembro

E por último, Sete de Setembro, eu estou vendo o planejamento de Sete de Setembro, que vai ser bem discreto. Não vai ter Polícia Federal desfilando, que era muito aplaudida em tempos na Lava Jato. Nem Polícia Rodoviária Federal, talvez nem PM. No palanque só vai ter pessoas do Estado, representantes do Estado brasileiro, não vai ter ninguém representando a nação brasileira. O Brasil real que deveria ser maior que o Estado.

Agora, a ideologia quer que o Estado seja maior que a nação. O Estado existe para servir à nação. Portanto, o Estado tem que ser menor que a nação. A nação tem que ser servida pelo Estado. Mas vai ter só a gente do Estado lá. Pelo jeito, vai ser militarizado o desfile e vou usar neologismo: talvez despopularizado. Pode ser que seja isso. Mas a grande data nacional é o aniversário da nossa pátria para festejarmos a Princesa, o José Bonifácio, o príncipe, que fizeram lá uma tramoia para, enfim, deixar o país independente. E eu acho interessante o tema e que deve ter saído de alguma agência de propaganda. O tema é Democracia, Soberania e União. É uma bola levantada para um opositor chutar, né? Dizer o que de democracia com censura e preso político? Como falar de soberania com essas ONGs estrangeiras enchendo a Amazônia sob o olhar cego do governo? E como união se tem vingança e ódio? Levantar uma bola pra opositor alegar isso. Mas, enfim, temos aí a semana da pátria com todo o respeito. Eu tenho uma tradição familiar de bandeira na frente da casa, prestar as honras ao aniversário de nossa pátria. De Brasília, Alexandre Garcia.

 

Informações da Gazeta do Povo / Foto: Johanna Geron

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos