29 de Abril de 2024

Governo da Bahia suspende queimadas controladas por tempo indeterminado

Em portaria divulgada nesta sexta-feira (13), o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) suspende por período determinado, as solicitações e emissões de Declaração de Queima Controlada (DQC).

Assim como em diversas regiões do mundo, na Bahia as mudanças climáticas também têm o potencial de afetar significativamente os incêndios florestais. Aumento das temperaturas, períodos de seca mais prolongados e alterações nos padrões de precipitação tornam algumas áreas mais suscetíveis a incêndios. Isso pode resultar em incêndios mais frequentes e intensos, prejudicando a biodiversidade, a qualidade do ar e ameaçando comunidades próximas.

O secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, reforça que é de fundamental importância adotar estratégias de prevenção, manejo e combate a incêndios. “Em concomitância com o Governo Federal estamos atentos a necessidade, digo até que urgente, de reduzir de forma significante essas queimadas que anualmente assolam o nosso país. Aqui na Bahia temos áreas importantes que necessitam de uma maior atenção, como a Chapada, Oeste e Norte, então acredito que essa Portaria seja uma oportunidade para que a nossa população perceba a necessidade que nós temos de reduzir as emissões de gases de efeito estufa visando mitigar esses impactos”, alertou o gestor ambiental.

O titular da Sema lembra também que, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, já existe uma vigilância constante dos incêndios no interior do estado. “Nós temos um Grupo de Trabalho composto por diversos órgãos do Governo do Estado que monitora e debela qualquer foco de incêndio que venha a aparecer. Acredito que aliado a essa Portaria vamos conseguir uma maior proteção de nossas áreas”, disse.

Segundo a Portaria Nº 29.624, nos casos em que for possível a emissão de DQC o requerente deverá apresentar justificativa assinada por um responsável técnico habilitado sobre o tema. O não cumprimento dos compromissos elencados nas DQCs emitidas implicará na aplicação das penalidades cabíveis, bem como no seu cancelamento.

Ainda, segundo a Portaria que entrou em vigor nesta sexta-feira, dia da publicação, a lista dos municípios em que as queimadas estão suspensas poderá ser atualizada com base em análise técnica do Inema, considerando a sazonalidade climática de algumas regiões e o monitoramento do risco de ocorrência de incêndios florestais no Estado da Bahia.

Tendência climática para o estado da Bahia – Na maior parte de outubro, segundo meteorologistas do Inema, normalmente os acumulados de chuva na Bahia são bastante reduzidos. Este período também é caracterizado por temperaturas elevadas e umidade relativa do ar. O primeiro período chuvoso do estado, que abrange todo o centro sul e oeste baiano, climatologicamente se estabelece apenas no final de outubro e no decorrer de novembro.

A tendência é de que as chuvas no decorrer dos próximos dois meses fiquem abaixo da média no centro-oeste e sul da Bahia. Além do mais, cabe ressaltar que a maior parte dos modelos climáticos sinaliza um possível atraso no estabelecimento da estação chuvosa desta região.

Em relação às temperaturas, a tendência é de que fiquem acima da média em todo o estado. Os modelos de previsão climáticas indicam uma maior probabilidade de que as precipitações ao longo dos meses de outubro e novembro fiquem abaixo da média na maior parte do estado, além das temperaturas cima da média. Esta condição é favorável para aumentar o risco de incêndios florestais.

GT Bahia Sem Fogo – Iniciado em 2010, o Programa Bahia Sem Fogo tem por finalidade coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas do estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário; observando-se, desde a sua criação, maior efetividade nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia. O Grupo de Trabalho é composto pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Civil, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar e Polícia Civil.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos