29 de Abril de 2024

Em derrota para o governo, Senado rejeita Nome escolhido por Lula para comando da DPU

O Senado rejeitou, nesta quarta-feira (25), a indicação do defensor público Igor Roberto Albuquerque Roque para o comando da Defensoria Pública da União (DPU). O nome foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chegou a ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas foi reprovado pela maioria dos senadores no plenário, com 38 votos contrários e 35 a favor. Para a aprovação, eram necessários ao menos 41 votos favoráveis.

A rejeição ocorreu depois de senadores da oposição afirmarem que Roque defende pautas polêmicas, como a descriminalização do aborto. O defensor público nega que defenda essas pautas e afirma que foi vítima de uma “campanha de desinformação”.

Igor Roque é ex-presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef) e ficou em segundo lugar na lista tríplice elaborada pelo órgão para assumir o cargo. Ele ficou conhecido nacionalmente por atuar na defesa de Danilo Marques, um dos presos da Operação Spoofing, mais conhecida como Vaza Jato, em 2019.

Com a rejeição de Roque, o presidente Lula terá que escolher um novo candidato ao cargo de defensor público-geral da União.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos