29 de Abril de 2024

Grupo de Trabalho Bahia Sem Fogo faz balanço das ações de combate a incêndios florestais

Na tarde desta quinta-feira (26), o Governo da Bahia, por meio do Grupo de Trabalho (GT) do programa Bahia Sem Fogo, realizou mais uma reunião para discutir estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais. Coordenadora das ações, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ao lado do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), sediou o encontro que contou com as presenças das pastas que fazem parte do GT.

Durante a reunião, também foram analisados os avanços e desafios do programa, além de serem discutidas medidas para aprimorar a proteção e segurança das equipes envolvidas no combate aos incêndios.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, avaliou o encontro como positivo e elogiou o alinhamento entre as secretarias envolvidas no GT. “Essa é mais uma reunião que saímos com o sentimento de que as coisas têm funcionado como o grupo tem planejado. Sabemos que não é um trabalho fácil, mas cada uma das pastas envolvidas tem ocupado o espaço necessário para que as ações, principalmente de prevenção, sejam priorizadas. Vale destacar também o trabalho do Corpo de Bombeiros, eles fazem parte da linha de frente do combate aos incêndios e com toda experiência nas ações o mínimo sinal de foco de incêndio tem sido debelado”, disse o secretário.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Adson Marchesini, destacou a “grandiosidade” do programa Bahia Sem Fogo, “que já está apresentando resultados significativos”. Além disso, ele enfatizou que “as reuniões têm o propósito de compreender a situação atual e planejar estrategicamente as ações para o ano de 2024, visando melhorar ainda mais o combate aos incêndios em toda a região da Bahia”.

Ainda segundo o coronel “existe a necessidade de aprimorar a capacidade de resposta, prevenção, fiscalização, controle e educação, buscando fortalecer as medidas adotadas. Essas ações são fundamentais para melhorar a eficiência do programa e garantir uma maior proteção ao meio ambiente e à população”.

Presente também na reunião, o coordenador de acompanhamento de Políticas de Inclusão Sócio-Produtiva e Sustentabilidade da Casa Civil, José Augusto de Castro Tosato, informou sobre os incêndios florestais e as estratégias para reduzi-los. “Fico muito atento sobre isso e estou bastante preocupado com os incêndios florestais no Estado, porque a Bahia é uma região que se destaca em termos de biodiversidade, em termos de variações de ecossistemas e biomas, e os incêndios florestais são uma das principais ameaças à integridade dessas áreas, principalmente as áreas florestais”, disse Tosato, ao salientar que “o programa Bahia Sem Fogo tem se aprofundado no monitoramento, tanto dos focos de incêndio, quanto nas nossas ações, ações do Estado da Bahia, através da Sema e Inema, do Corpo de Bombeiros e dos outros parceiros”.

A reunião representa um importante passo para fortalecer a atuação conjunta das instituições envolvidas e garantir a efetividade do programa Bahia Sem Fogo. Através do compartilhamento de conhecimentos e recursos, busca-se aprimorar as ações de prevenção e combate aos incêndios, preservando assim o meio ambiente e a segurança da população.

GT Bahia Sem Fogo – O Programa Bahia Sem Fogo tem por finalidade coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas do Estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário, observando-se, desde a sua criação, maior efetividade nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia.

O Grupo de Trabalho é composto pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Civil, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar e Polícia Civil.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos