29 de Abril de 2024

PCdoB Salvador reforça pré-candidatura de Olivia em 2024

Em um ato político marcado pela participação de dirigentes, filiados e filiadas, de parlamentares e militantes das causas sociais, além de representantes do PT, PSB e outros partidos, o PCdoB de Salvador reafirmou o nome da deputada estadual Olivia Santana como pré-candidata à prefeitura de Salvador. 

A atividade abriu a Conferência Municipal do partido, na noite desta sexta-feira (27), no teatro da Faculdade Visconde de Cairú - Barris, e segue até amanhã (sábado), quando os delegados e delegadas eleitos nas pré-conferências vão eleger os novos dirigentes que estarão à frente da sigla no próximo biênio.

Em seu discurso de abertura, a atual presidenta do Comitê Municipal, Aladilce Souza, fez um balanço da sua gestão, que enfrentou uma pandemia e a ultradireita no poder, e falou do desafio que foi derrotar Bolsonaro nas urnas em 2022 e dar continuidade ao governo democrático na Bahia. “O povo brasileiro e o PCdoB foram à luta e de lá para cá nossa atitude é de sustentação do governo Lula. Nós derrotamos Bolsonaro, mas o Bolsonarismo está aí, atuando no Congresso e se expressando através do ódio, do conservadorismo e das teses mais absurdas e retrógradas. Aqui na Bahia elegemos um governo democrático pela quinta vez. Um feito que conseguimos com outras forças democráticas e que vamos levar adiante com a contribuição direta de nossa secretária Ângela Guimarães e do secretário Davidson Magalhães”.

A ex-vereadora lembrou ainda que o desafio agora é romper o ciclo de pobreza, sustentado pelas gestões carlistas em Salvador, e que Olivia é a candidata que atualmente reúne as melhores condições. “Essa cidade querida, a primeira capital do país, é muito pobre e vem sendo comandada há anos pelas mesmas elites, pelas mesmas famílias. O PCdoB possui atuação em diversos espaços sociais e precisamos encarar o desafio de vencer as eleições na cidade. E Olívia tem toda legitimidade, qualificação, experiência e trajetória política para representar a Federação e a base do governo’.

O vice-presidente do PCdoB na Bahia, Geraldo Galindo, destacou a atuação do partido na cidade e a capacidade política da deputada. “O PCdoB está presente em todas as lutas do povo de Salvador. E com esta trajetória chegou a uma situação de capacidade que precisa e deve se apresentar cada vez mais para disputar a grande política. E Salvador precisa de uma prefeita que seja a cara da cidade, que é a nossa companheira Olivia Santana”.

Hélio Ferreira, vereador e presidente do Sindicato dos Rodoviários, abordou a situação do transporte público e chamou a atenção para o debate político. “O transporte público está à beira do caos e a população está revoltada. A cidade está lotada de carros que vão congestionando as ruas e as pessoas acabam perdendo muito tempo para se deslocar. E tempo é laser, é dinheiro, é cultura, é tudo. É importante que a militância faça o debate sobre qual cidade queremos para, no futuro, corrigir esses problemas e dar à Salvador uma prefeita que a cidade merece”.

A deputada federal Alice Portugal falou do cenário favorável. “Temos um nome absolutamente preparado, moldado, articulado com a cidade e que está pronta para ser prefeita. Não há porquê nutrir fórmulas diferentes se temos o melhor a oferecer à cidade. Essa conferência joga um papel muito importante para que a gente possa afirmar essa expectativa. Sempre tivemos espírito democrático e peito aberto para o processo de construção coletiva porque é nele que temos a possibilidade de construir a vitória.” 

A deputada Olivia Santana lembrou do projeto político do partido e falou da importância de uma candidatura unificada que aglutine as forças da esquerda. “A nossa relação com a esquerda é de cooperação em torno de um projeto de transformação social e é isso que nos move, nos movimenta. E, portanto, temos o direito de pautar o debate sobre a sucessão na capital baiana e apresentar nomes com critérios legítimos. O PCdoB defende que seja uma candidatura unitária que unifique todo o campo de esquerda e precisamos trabalhar para que isso aconteça”. 

Ela destacou ainda sua trajetória na gestão pública. “Nós estamos preparadíssimos para qualquer debate sobre a cidade. Fui vereadora por 10 anos, secretária três vezes e acabamos de sair de uma eleição em que tivemos mais de 56 mil votos só em Salvador, sendo a mais bem votada na cidade”.

A Conferência Municipal é resultado de dois meses de intensos debates com a base comunista soteropolitana, quando foram realizadas cerca de 30 pré-conferências, em diversos territórios e frentes de atuação do partido, com a participação de aproximadamente 800 militantes.

O vereador e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, falou do processo de construção do evento. “Esta conferência é o resultado de cada organismo de base que se reuniu para fortalecer a democracia e consolidar um projeto de partido para fazer transformações no sentido radical da palavra”.

Participaram ainda a Secretária da Setre, Ângela Guimarães; Ademário Costa, dirigente do PT Salvador, Zulu Araújo, dirigente do PSB; Rosa Souza, presidenta da CTB Bahia; Natan Ferreira, presidente da UJS Bahia; Luiz Pataxó, presidente da UNE Bahia; Mariana Duarte, presidente da Unegro Bahia; Cássia Maciel, pró-reitora da UFBA; entre outros.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos