29 de Abril de 2024

Corrupção derruba primeiro-ministro socialista de Portugal

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, apresentou a renúncia após vir à tona o escândalo que investiga suspeitas de corrupção ligadas à exploração dos minérios de lítio e hidrogênio verde.

António Costa anunciou a decisão em comunicado televisivo após comunicar a renúncia formalmente ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que convocou o Conselho de Estado para tratar da demissão.

Já no pronunciamento, Costa afirmou estar “totalmente disponível para cooperar” com a Justiça. O primeiro-ministro , que liderava um governo de maioria no Parlamento à frente do Partido Socialista, afirma que a consciência está tranquila, porém não se candidataria ao posto de primeiro-ministro novamente. 

Além de Costa, o ministro João Galamba das Infraestruturas e o presidente da agência ambiental APA, Nuno Lacasta, foram apontados como suspeitos e devem responder nos tribunais. O Ministério Público permitiu busca e apreensão, nesta terça-feira (07), nas residências e no gabinete do primeiro- ministro e do gabinete do Ministério do Meio Ambiente e na casa do ministro João Galamba. 

O Ministério Público confirmou por meio de nota que cinco pessoas foram detidas no âmbito da investigação. Uma delas seria Vitor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro. O consultor empresarial Diogo Lacerda Machado, amigo de Costa, também teria sido preso.

Investigação

O Ministério Público de Portugal investiga um escândalo de corrupção e tráfico de exploração dos minérios de lítio no norte do país europeu é um projeto para a criação de uma central de hidrogênio no porto de Sines e o investimento  em um data center na região.

A suspeita é de que tenham sido cometidos crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva de políticos e tráfico de influência, afirmou o MP português em nota.

Durante as investigações, os agentes tomaram conhecimento de que os suspeitos usaram o nome e a autoridade de Costa para “desbloquear procedimentos” relacionados com os negócios. E acrescentaram que o Supremo Tribunal analisará o possível papel de Costa nos negócios.

 

Informações do Diário do Poder / Foto: Ricardo Stuckert/PR

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos